MAIS ESPORTES

Atleta favorito recebe multa por usar calça jeans e abandona Mundial

Mesmo com o favoritismo, o líder do ranking mundial abandonou a competição após ser multado por usar calça jeans
Foto do autor
Compartilhe

Líder do ranking e favorito na competição, Magnus Carlsen abandonou o Mundial de xadrez rápido na sexta-feira (27) após ser penalizado por usar calças jeans durante a competição, em Nova York.

No segundo dia do campeonato, que ocorre de quinta a sábado, o norueguês recebeu uma multa de US$ 200 (R$ 1.239) por ter usado calça jeans durante a competição, algo proibido pelo regulamento da Fide (Federação Internacional de Xadrez).

“Depois, fui avisado de que não participaria da próxima rodada se não trocasse de roupa após a terceira partida” das quatro previstas para o dia, contou Carlsen nas redes sociais.

“Perguntei se poderia trocar no dia seguinte porque simplesmente não havia me dado conta (…), desde então, isso se tornou uma questão de princípios”, afirmou.

“Sinceramente, sou muito velho para me preocupar com essas coisas”, continuou o grande mestre de 34 anos, confirmando sua ausência para o sábado e para o Mundial de ‘blitz’, organizado entre segunda e terça-feira no mesmo local.

“Ninguém quer voltar atrás… provavelmente vou para um lugar onde o clima esteja melhor do que aqui”, continuou Carlsen.

O norueguês publicou mais tarde nas redes sociais uma foto com sua vestimenta do dia, uma polo, uma jaqueta e as polêmicas calças jeans azuis.

“As regras da Fide, assim como o código de vestimenta, foram concebidas para garantir o profissionalismo e a igualdade entre todos os participantes”, respondeu a federação em comunicado. “Essas regras estão estabelecidas há anos, são conhecidas por todos os participantes e são comunicadas antes de cada evento”.

Magnus Carlsen é o atual campeão de ambas as competições anuais organizadas pela Fide. No total, ele ganhou cinco vezes o título mundial de xadrez rápido e sete vezes o de ‘blitz’.

Também foi cinco vezes campeão mundial em partidas longas, o título mais prestigioso, que decidiu abandonar sem defendê-lo por estar “desmotivado” com o formato. O título foi conquistado pelo indiano Gukesh Dommaraju, quinto do ranking mundial e que não está presente nos campeonatos rápidos.

Além de Carlsen, o jogador russo Yan Nepomniashchi também foi multado por sua vestimenta.

Compartilhe