Todos conhecem o amor dos brasileiros pelo futebol. A ligação entre este esporte e o país sul-americano é indissolúvel, mas os brasileiros também adoram apostar. O setor de apostas cresce a cada ano, também graças ao futebol. Mas qual é a relação entre os melhores cassinos online e os principais clubes de futebol brasileiros? Este artigo analisa o fenômeno.
A relação entre jogo de azar e futebol
Muitos operadores do setor de apostas, nos últimos anos, têm buscado parcerias estratégicas com clubes esportivos. Esta dinâmica é muito evidente no futebol: dada a sua extraordinária popularidade, este esporte representa uma área de investimento muito desejável.
O caso do futebol brasileiro é emblemático: muitos clubes de futebol são patrocinados por operadores do setor de apostas. Apenas na Série A, dezenove equipes em vinte têm algum acordo com empresas desse tipo. Segundo estimativas do governo, o setor de jogos on-line gera três bilhões de reais brasileiros através de patrocínios em camisetas e outras formas de publicidade.
Os três casos mais importantes
O Corinthians, um dos principais clubes do futebol brasileiro, o terceiro em número de campeonatos vencidos, recentemente firmou um acordo com a Vaidebet, plataforma de apostas e jogos de cassino on-line.
O operador investiu um total de 370 milhões de reais por três anos: 120 milhões por ano mais dez milhões para luvas. O Time do Povo superou os rivais do São Paulo: o Tricolor Paulista abandonou a Sportsbet.io e fechou uma parceria com a Superbet: a plataforma pagará 156 milhões de reais brasileiros em três anos. A Superbet também é patrocinadora do Campeonato Estadual do Ceará.
Jogo on-line e futebol brasileiro: uma relação muito sólida
Conhecer os números exatos desses acordos comerciais, às vezes, não é simples: frequentemente, os operadores de jogos e os times de futebol não divulgam os detalhes dessas parcerias.
O Flamengo, o clube mais titulado do estado do Rio de Janeiro, também é patrocinado por uma plataforma de jogos on-line e apostas. O operador paga 85 milhões a cada ano ao Rubro-Negro até 2025. O Palmeiras, campeão brasileiro em título e o time mais titulado do futebol nacional, é uma das poucas realidades sem empresas de apostas como patrocinadoras: a Crefisa/FAM, de fato, é uma instituição financeira.
Entre os melhores times da temporada de 2023, porém, também o Atlético Mineiro e o Botafogo têm sites de jogos e apostas como patrocinadores: para o clube de Belo Horizonte há a Betano, que paga 20 milhões por ano até 2024, para o Fogão há a Parimatch, empresa de apostas esportivas e jogos on-line com cerca de trinta anos de atividade.
Outros times parceiros de empresas de apostas
O Cruzeiro, apesar das dificuldades do último ano, tem uma sólida relação comercial com o gigante Betfair: da empresa inglesa, a Raposa recebe 25 milhões a cada ano até 2024. O Pixbet, por sua vez, também está presente nas camisas do Vasco Da Gama, o outro grande clube do estado do Rio de Janeiro: neste caso, o acordo prevê um pagamento de 22 milhões a cada ano até 2024.
Os números da parceria entre o Fluminense, vencedor da última Copa Libertadores, e a Betano são semelhantes: a plataforma de apostas e jogos on-line investe 20 milhões a cada ano até 2025.
Times historicamente menos fortes, mesmos patrocínios
O Fortaleza, décimo no ano passado e nunca vitorioso no campeonato, tem uma colaboração comercial com a Novibet, portal de apostas, cassino on-line e poker: o clube recebe 19 milhões por temporada até 2024.
O Bahia também é patrocinado por uma das principais empresas de apostas do Brasil: a Esportes da Sorte paga 17 milhões até 2025 ao clube com sede em Salvador e a mesma quantia ao Athletico Paranaense até 2026. O Vitória, por sua vez, também receberá este ano sete milhões.
No futebol brasileiro, no entanto, há um caso emblemático: o Santos, segunda equipe mais vitoriosa do país e surpreendentemente rebaixada para a Série B em 2023, recebe 22,5 milhões do cassino on-line.