Contratado pelo Atlético em 2022, o argentino Cristian Pavón teve passagem inconstante pela Cidade do Galo e foi vendido ao Grêmio em fevereiro deste ano. Em 10 meses no time tricolor, o atacante igualou a quantidade de gols que fez pelo alvinegro.
A transferência de Pavón para o Imortal rendeu aproximadamente US$ 4 milhões de dólares (R$ 19,8 milhões na cotação da época) aos cofres mineiros. O negócio envolveu 85% dos direitos econômicos do jogador, com o Galo tendo permanecido com os outros 15%.
Pavón marcou o mesmo números de gols em Atlético e Grêmio
Na primeira temporada de Atlético, Pavón fez 18 partidas, sendo sete como titular, e marcou um gol. No primeiro semestre de 2023, sob o comando de Eduardo Coudet, o jogador atuou com mais frequência e teve bom desempenho. Com a saída do compatriota e a chegada de Felipão, o argentino voltou para o banco de reservas.
Pavón terminou aquela temporada com quatro gols e 11 assistências. Totalizando, assim, cinco tentos com a camisa do Galo.
Ele ainda fez quatro partidas e deu uma assistência pelo alvinegro em 2024 antes de se mudar para o Rio Grande do Sul. Pelo Grêmio, teve um começo louvável.
Nas três primeiras partidas no time gaúcho, Pavón marcou três gols e deu dois passes para um companheiro marcar. Com o correr da temporada, ele não conseguiu manter o ritmo, mas balançou as redes outras duas vezes – o que o fez igualar os mesmos cinco tentos que havia anotado pelo Atlético.
Números de Pavón
Atlético
- Jogos: 72
- Gols: 5
- Assistências 12
Grêmio
- Jogos: 36
- Gols: 5
- Assistências: 7