Por: Gazeta Press
A Fórmula 1, por meio de comunicado, nesta quarta-feira, anunciou o cancelamento do GP da Emilia-Romagna, que estava marcado para este fim de semana. A decisão foi tomada após a pista do circuito correr risco de ser inundada, devido às fortes chuvas na região. Em nota, a F1 justificou a atitude afirmando que não é possível garantir a segurança dos envolvidos no evento.
“A decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos torcedores, equipes e nosso pessoal e é a coisa certa e responsável a fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades da região. Não seria correto pressionar ainda mais as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil”, justificou a organização.
Ainda segundo a organização, a decisão foi tomada em conjunto com outras autoridades diretamente relacionadas à corrida. A Mercedes se posicionou favorável ao adiamento.
“Após discussões entre a Fórmula 1, o presidente da FIA, as autoridades competentes, incluindo os ministros relevantes, o presidente do Automobile Club da Itália, o presidente da região da Emilia- Romagna, o prefeito da cidade e o promotor, a decisão foi tomada não para prosseguir com o fim de semana do Grande Prêmio em Imola”, acrescentou.
A região de Emilia-Romagna está sofrendo com enchentes desde o início de maio e a situação piorou ainda mais no início desta semana. No começo deste mês, duas pessoas morreram por conta dos alagamentos.
Dessa forma, a Defesa Civil da Itália colocou a região de Emilia-Romagna em alerta vermelho por conta de possíveis alagamentos e deslizamentos de terra. Escolas e estradas foram fechadas e a recomendação é que os moradores evitem se deslocar. Com isso, na última terça-feira, foi necessário evacuar o circuito, quando já havia funcionários trabalhando na ocasião.
O autódromo, inclusive, tem pontos de alagamento no momento, especialmente nas partes mais baixas. Com a impossibilidade de finalizar a montagem dos equipamentos até sexta-feira, a realização da prova tornou-se inviável.
Veja o comunicado completo da Fórmula 1
“A comunidade da Fórmula 1 deseja enviar seus pensamentos às pessoas e comunidades afetadas pelos recentes eventos na região de Emilia-Romagna. Também queremos homenagear o trabalho dos serviços de emergência que estão fazendo de tudo para ajudar quem precisa”, informou a organização.
No comunicado, a entidade ressaltou que a decisão foi tomada em conjunto: “Após discussões entre a Fórmula 1, o presidente da FIA, as autoridades competentes, incluindo os ministros relevantes, o presidente do Automobile Club da Itália, o presidente da região da Emilia- Romagna, o prefeito da cidade e o promotor, a decisão foi tomada não para prosseguir com o fim de semana do Grande Prêmio em Imola”.
“A decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos torcedores, equipes e nosso pessoal e é a coisa certa e responsável a fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades da região. Não seria correto pressionar ainda mais as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil.”, concluiu a Fórmula 1, em nota.
Veja mais notícias no Portal Uai.