Ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa sofreu a primeira ‘retaliação’ da Fórmula 1 após judicializar o pedido de reconhecimento do título do Mundial de 2008, vencido pelo inglês Lewis Hamilton. O brasileiro que corria pela Ferrari foi proibido de ir ao GP de Monza, na Itália, neste domingo (3/9).
Embaixador da categoria, Massa tem a obrigação de comparecer em algumas corridas ao longo da temporada. Ex-piloto da Ferrari, scuderia italiana, o brasileiro costuma marcar presença no GP de Monza pela proximidade com a torcida da equipe.
Ele pretendia ir à prova deste fim de semana, mas, após o pedido da Fórmula 1 para não ir ao evento, Felipe sequer saiu de São Paulo. A informação foi confirmada pelo staff do ex-piloto.
Mais uma ‘retaliação’
Felipe Massa sofreu mais uma ‘retaliação’ da Fórmula 1 nesta sexta-feira (1/9), durante os treinos livres do GP de Monza.
Grupo de torcedores da ex-equipe do brasileiro, a Scuderia Ferrari Caprino Bergamasco teve que retirar do alambrado da arquibancada uma faixa que dizia “Felipe Massa, campeone del mondo de 2008” (Felipe Massa, campeão do mundo de 2008).
A categoria alegou que o banner atrapalharia a visão dos torcedores e, por isso, teve que ser removido. Contudo, a faixa estava abaixo da arquivancada, em frente ao box da Ferrari.
Entenda o pedido de Felipe Massa
Nos últimos dias, o ex-piloto enviou carta à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e à Fórmula One Management (FOM). O documento foi o primeiro passo oficial na busca pelo reconhecimento do título do Mundial de 2008.
Massa considera que foi o campeão legítimo daquele ano, mas foi impedido de vencer a categoria devido ao escândalo de ‘Singapuragate’, considerado o maior da história da Fórmula 1.
Foi comprovado que o brasileiro Nelson Piquet Júnior, filho do tricampeão mundial Nelson Piquet, colidiu intencionalmente na curva 14 do circuito a pedido dos chefes da Renault, equipe pela qual corria. A batida ajudou seu companheiro Fernando Alonso a vencer a corrida, pois forçou a entrada do safety car. Ao mesmo tempo, prejudicou Massa.
Isso porque, ao sair dos boxes após a bandeira amarela, o então piloto da Ferrari foi liberado pela equipe com a mangueira de reabastecimento presa no carro. Com o erro da scuderia italiana, Felipe não pontuou na corrida e caiu na classificação do campeonato.
O então diretor da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, afirmou no início de 2023 que sabia de todo esquema, mas decidiu não fazer nada. A declaração do ex-chefão da categoria motivou Massa a juficializar seu pedido.
Caso a prova de Singapura, comprovadamente manipulada, fosse anulada, o brasileiro seria o campeão Mundial de 2008.