FÓRMULA 1

Max Verstappen vence GP de São Paulo de Fórmula 1; Hamilton fica em 8º

Logo no começo da prova, ainda na volta de apresentação, Charles Leclerc teve que abandonar prova por problema hidráulico

Apesar do caos no início, foi um GP de São Paulo de Fórmula 1 absolutamente tranquilo para Max Verstappen. Neste domingo (5), em Interlagos, o piloto da Red Bull — que largou na pole position — não foi ameaçado em nenhum momento e cruzou a linha de chegada no autódromo paulistano na primeira colocação.

Logo no começo da prova, ainda na volta de apresentação, Charles Leclerc teve um problema hidráulico e rodou: o piloto da Ferrari teve que abandonar. Na largada, Alex Albon e Kevin Magnussen se enroscaram, bateram, forçaram bandeira vermelha e também tiveram que deixar a disputa.

Além disso, foi uma corrida péssima para a Mercedes. Lewis Hamilton e George Russell sofreram com problemas ao longo de toda a disputa e, pouco a pouco, foram caindo no pelotão. O heptacampeão foi apenas o oitavo, enquanto o inglês abandonou.

Entretanto, vale apontar a belíssima disputa entre Fernando Alonso e Sergio Pérez pelo terceiro lugar. O espanhol da Aston Martin garantiu lugar no pódio somente na última volta.

Com a vitória, o já campeão mundial Verstappen abriu diferença ainda maior na liderança do Mundial de Pilotos: soma agora 524 pontos, à frente do vice-colocado Sergio Pérez, que tem 258. A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, entre os dias 16 e 18 de novembro, nos Estados Unidos, com o GP de Las Vegas. A próxima etapa será a 22ª e penúltima da já decidida temporada de 2023.

Como foi o GP de São Paulo de Fórmula 1:

O início da corrida em Interlagos foi o mais caótico possível. Na volta de apresentação, Charles Leclerc, da Ferrari, sofreu um problema hidráulico, rodou e bateu no muro. Sem que a prova sequer tivesse começado, já estava finalizada para o piloto monegasco.

Na largada, Lando Norris saltou de maneira sensacional da sexta para a segunda colocação. Ao mesmo tempo, Alex Albon e Kevin Magnussen se enroscaram, bateram e causaram bandeira vermelha na corrida logo na primeira curva — os dois abandonaram o GP.

Além disso, Oscar Piastri e Daniel Ricciardo lidaram com problemas em seus respectivos carros da AlphaTauri e McLaren e, devido à paralisação, conseguiram levar os bólidos até as garagens para reparos.

Na relargada, nada de acidentes. Verstappen conseguiu segurar a ponta, enquanto Norris permaneceu em segundo e Fernando Alonso ultrapassou Lewis Hamilton pela terceira posição.

O piloto da Mercedes passou a lidar com problemas em seu W14, ‘segurando’ o companheiro George Russell e criando um ‘trenzinho’ atrás. Para o incômodo de Russell, Hamilton não cedeu posição e, somente quando foi ultrapassado por Sergio Pérez, foi aos boxes.

Mesmo após a primeira rodada de pit-stops, Verstappen e Norris seguiam liderando o pelotão.

Brigando pelo sexto lugar, Russell deu sequência à disputa interna e, apesar de muito tentar — e também pedir por uma troca de posições pelo rádio —, não conseguiu ultrapassar Hamilton. Resultado? Na 35ª volta, foi ultrapassado pelo espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, que logo passou o heptacampeão mundial também.

A Mercedes também não conseguia se livrar dos problemas. Com um carro falho, Russell e Hamilton foram caindo pelo pelotão: na volta 44, Pierre Gasly ultrapassou o primeiro e passou a perseguir o segundo. No 59º giro, a equipe alemã pediu para Russell levar o carro aos boxes e abandonar devido a um defeito na temperatura de óleo do motor.

À frente, Verstappen permanecia sossegado, bem como Norris em segundo. A verdadeira disputa estava na briga entre Alonso e Pérez pelo lugar restante no pódio.

Na penúltima volta, o mexicano ultrapassou o bicampeão mundial antes da descida do ‘S do Senna’. No giro final, porém, o espanhol da Aston Martin deu o troco e, em um embate acirradíssimo, conseguiu segurar o terceiro lugar.

Confira o resultado da corrida em Interlagos:

1) Max Verstappen (Red Bull) — 71 voltas
2) Lando Norris (McLaren) — +8s2
3) Fernando Alonso (Aston Martin) — +34s1
4) Sergio Pérez (Red Bull) — +34s2
5) Lance Stroll (Aston Martin) — +40s8
6) Carlos Sainz (Ferrari) — +50s1
7) Pierre Gasly (Alpine) — +56s
8) Lewis Hamilton (Mercedes) — +62s8
9) Yuki Tsunoda (AlphaTauri) — +69s8
10) Esteban Ocon (Alpine) — uma volta atrás
11) Logan Sargeant (Williams) — uma volta atrás
12) Nico Hülkenberg (AlphaTauri) — uma volta atrás
13) Daniel Ricciardo (AlphaTauri) — uma volta atrás
14) Oscar Piastri (McLaren) — duas voltas atrás
15) George Russell (Mercedes) — abandonou
16) Valtteri Bottas (Alfa Romeo) — abandonou
17) Guanyu Zhou (Alfa Romeo) — abandonou
18) Charles Leclerc (Ferrari) — abandonou
19) Kevin Magnussen (Haas) — abandonou
20) Alex Albon (Williams) — abandonou

Compartilhe
Sair da versão mobile