Dominante durante todo o 2023 na Fórmula 1, Max Verstappen teve um bom desempenho no treino classificatório deste sábado e garantiu a pole position para o GP de Abu Dhabi. O tricampeão mundial correu a 1min23s445 e largará na frente na última corrida da temporada.
Quem ficará na primeira fila junto do holandês será Charles Leclerc. O monegasco fez o segundo melhor tempo e tentará ajudar a Ferrari a buscar a segunda posição no Mundial de Construtores. Já Oscar Piastri, da McLaren, largará em terceiro.
George Russell, Lando Norris, Yuki Tsunoda, Fernando Alonso, Nico Hulkenberg, Sergio Pérez e Pierre Gasly completam o top 10. O Q1 contou com a eliminação de Carlos Sainz, que já não havia tendo um desempenho positivo no Circiuito de Yas Marina e iniciará a corrida em 16º. Além dele, Logan Sargeant (20º), Guanyu Zhou (19º), Valtteri Bottas (18º) e Kevin Magnussen (17º) caíram na primeira qualificatória.
Já no Q2, Hamilton foi a surpresa negativa e terá que começar na 11ª posição. Daniel Ricciardo (15º), Alexander Albon (14º), Lance Stroll (13º) e Esteban Ocon (12º) foram os outros eliminados.
A largada para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, está marcada para este domingo, às 10h (de Brasília).
Confira o grid de largada:
- 1º – Max Verstappen (RBR)
- 2º – Charles Leclerc (Ferrari)
- 3º – Oscar Piastri (McLaren)
- 4º – George Russell (Mercedes)
- 5º – Lando Norris (McLaren)
- 6º – Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- 7º – Fernando Alonso (Aston Martin)
- 8º – Nico Hulkenberg (Haas)
- 9º – Sergio Pérez (RBR)
- 10º – Pierre Gasly (Alpine)
- 11º – Lewis Hamilton (Mercedes)
- 12º – Esteban Ocon (Alpine)
- 13º – Lance Stroll (Aston Martin)
- 14º – Alexander Albon (Williams)
- 15º – Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
- 16º – Carlos Sainz (Ferrari)
- 17º – Kevin Magnussen (Haas)
- 18º – Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
- 19º – Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
- 20º – Logan Sargeant (Williams)