Vídeo que mostra o projeto da etapa da Stock Car na Região da Pampulha viralizou nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver como deve ser a estrutura do evento no entorno do Mineirão.
A corrida será realizada no modelo “circuito de rua”. Os pilotos vão circular todo o Gigante da Pampulha e depois descer pela Avenida Carlos Luz, na Região da Pampulha de Belo Horizonte.
O vídeo mostra que, além das arquibancadas montadas na rua, a esplanada do Mineirão terá áreas para entretenimento de quem for acompanhar a corrida. Lá, serão montados palco para show de encerramento, fan zone, estrutura para banheiros, camarotes e lounges, além de pista de kart.
Belo Horizonte deve sediar a etapa da Stock Car por cinco edições consecutivas. A primeira já tem data marcada: entre 15 e 24 de agosto de 2024.
Impactos da Stock Car
A realização da corrida em Belo Horizonte gera polêmica e divide opiniões, especialmente pelo impacto ambiental – 55 árvores foram cortadas no entorno do Mineirão, onde ocorrerá o evento esportivo.
Organizadores da Stock Car defendem que tudo está sendo feito com a aprovação de órgãos ambientais e destacam o impacto positivo no setor de comércio e serviços. Ex-presidente do Atlético e presidente da Speed Seven Participações, empresa que organiza o evento, Sérgio Sette Câmara garantiu que, ao longo de cinco anos, a prova “vai movimentar mais de R$ 1 bilhão para a cidade”.
Como medida de contrapartida pela realização da corrida, a Prefeitura de Belo Horizonte prevê o plantio de 688 novas árvores em BH – a maioria na Região da Pampulha.
Nesse fim de semana (2 e 3 de março), a PBH informou que 63 das 688 novas árvores previstas foram plantadas, na Avenida Carlos Luz. “O Mineirão, quando foi feito, tirou 808 árvores que foram plantadas no lugar e eu não vi esse movimento. Espero que as pessoas entendam que Belo Horizonte precisa estar no mapa mundial do esporte”, disse Fuad Nomam, prefeito da capital mineira.