O piloto brasileiro Felipe Massa abriu um processo na Corte Superior de Londres contra a Fórmula 1, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e o ex-presidente da categoria, Bernie Ecclestone, buscando ser reconhecido como campeão mundial da F-1 em 2008.
“Sempre disse que iria brigar até o final. Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção desta injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no esporte seja feita”, comentou Felipe Massa.
Além disso, segundo o jornal O Globo, Felipe Massa busca uma indenização que pode variar entre 64 e 150 milhões de libras, cerca de R$ 400 a R$ 940 milhões.
Entenda o caso
O ex-piloto da Ferrari pressiona a FIA para admitir ter violado seus próprios regulamentos ao não investigar o acidente de Nelson Piquet Jr no GP de Singapura de 2008, no qual ele se acidentou de propósito para entrar o safety car e favorecer Fernando Alonso, seu companheiro de Renault na época.
No começo de 2023, Bernie Ecclestone revelou ter consciência da batida proposital de Piquet Jr, mas que a Fórmula 1 e a FIA mantiveram segredo para proteger a integridade da modalidade.
Massa afirma que, se o incidente tivesse sido analisado durante a temporada, ele teria sido campeão. O brasileiro era líder da corrida, mas contou com um erro e uma punição ao fazer seu pit stop sob o safety car, terminando na 13ª colocação.
Campeão mundial em 2008, Lewis Hamilton terminou o GP de Singapura na terceira posição e somou pontos determinantes para o resultado final. A diferença do inglês para o brasileiro foi de apenas um tento.
Na ação, Felipe Massa está sendo representado pelos advogados Nick de Marco KC e Kendrah Potts, e Richard Levett e Daniel Levy da Enyo Law. A equipe também possui Bernardo Viana (Vieira Rezende Advogados), Antonio J. Perez-Marques (Davis Polk), Michele Bernasconi (Bar & Karrer), e Olivier Loizon (Gide Loyrette Nouel).
Massa deixou Fórmula 1 há mais de 7 anos
Aos 42 anos, Felipe Massa hoje compete pela Stock Car.
Ele deixou de correr na Fórmula 1 no final de 2017.