EXCLUSIVO

Felipe Massa sobre luta na Justiça por título da F1 conquistado por Hamilton: ‘É pelo Brasil’

Em entrevista exclusiva ao No Ataque, ex-piloto da Fórmula 1 explicou motivação para ser reconhecido como campeão da temporada de 2008
Foto do autor
Compartilhe

Felipe Massa, ex-piloto da Fórmula 1 e atual competidor da Stock Car, enfrenta uma das batalhas mais importantes de sua carreira. Dessa vez, no entanto, fora das pistas. O brasileiro busca na Justiça ser reconhecido como campeão da temporada de 2008 da F1, título que considera perdido por conta do escândalo conhecido como “Singapuragate”.

Naquele ano, Felipe Massa, então piloto da Ferrari, viu seu sonho de conquistar o título mundial ser destruído após o controverso Grande Prêmio de Singapura. Em uma corrida marcada por uma batida proposital orquestrada pela equipe Renault para beneficiar Fernando Alonso, o brasileiro não pontuou e, eventualmente, perdeu o campeonato por apenas um ponto de diferença para o inglês Lewis Hamilton.

Em março de 2024, Massa enfim oficializou na Superior Corte de Justiça de Londres uma ação contra a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e Formula One Management (FOM), e outra contra o ex-presidente da categoria, Bernie Ecclestone.

Na capital mineira para disputar neste domingo (18/8) a primeira prova da história da Stock Car no entorno do Mineirão, Massa conversou com a reportagem de No Ataque sobre a batalha na Justiça. Ele destacou a importância dessa luta não apenas para ele, mas para todo o Brasil.

“Tenho muita ajuda e apoio das pessoas, porque no final não é só pelo Massa, é pelo Brasil, é pela torcida brasileira. Infelizmente, aconteceu uma manipulação e isso não faz parte do esporte, acabou sendo um problema grande para mim nessa corrida de Singapura. O que aconteceu não foi correto comigo e com todos os brasileiros”, afirmou.

Desfecho incerto

Questionado sobre o prazo para que essa batalha jurídica chegue ao fim, Massa foi claro: “Não depende de mim, depende do juiz e de uma equipe muito grande de profissionais da lei, advogados”.

A complexidade do caso e o tempo que já se passou tornam o processo desafiador, mas o ex-piloto está determinado a seguir em frente. Massa também refletiu sobre o que significaria ser reconhecido como o legítimo campeão de 2008.

“Logicamente, o carinho e o prazer de comemorar em casa na última corrida do ano, isso nunca vai acontecer, né? Mas a injustiça que eu tive, isso sim é o que a gente tem que lutar”, ponderou.

Felipe Massa na Stock Car - (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Felipe Massa se prepara para prova no circuito montado no entorno do Mineirão(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Desafios e expectativas no circuito de BH

Enquanto a luta judicial está em curso, Massa mantém seu foco na atual temporada da Stock Car. Neste fim de semana, Belo Horizonte sedia pela primeira vez uma etapa da principal categoria do automobilismo no Brasil, no inédito circuito de rua Toninho da Matta, ao redor do Mineirão. O traçado de 3.113 metros e 12 curvas foi descrito pelos pilotos como o mais desafiador da temporada.

Massa, que vai largar na 16ª posição, comparou a pista de BH ao icônico GP de Mônaco da Fórmula 1, enfatizando a dificuldade e a precisão necessárias para completar uma volta perfeita. “É um circuito apertado, onde você precisa arriscar para fazer uma volta rápida, o que é exatamente parecido com Mônaco. É um circuito desafiador, para você fazer um tempo perfeito, você tem que guiar no limite, passando beijando o muro a cada momento, a cada curva. Freada difícil também”, disse o piloto.

Embora reconheça as dificuldades de largar distante dos primeiros colocados no grid, Massa está determinado a realizar uma corrida eficiente e evitar erros que possam comprometer sua posição no campeonato. “É um grande carinho para mim como piloto estar aqui em Belo Horizonte e estar junto com o público. Fico triste por não disputar o pódio aqui, seria sensacional, mas é muito legal participar do evento”, comentou.

Felipe Massa recebe o carinho do público em Belo Horizonte (Foto: Bernardo Guimarães/Divulgação)

Futuro promissor para BH e a Stock Car

A presença de Felipe Massa em BH empolgou diversos entusiastas do automobilismo, principalmente os fãs da Fórmula 1. Ao lado de Rubens Barrichello, o piloto foi um dos integrantes da Stock Car mais prestigiados pelo público desde o início do evento na última quinta-feira (15/8).

Contente pela recepção calorosa, Massa expressou seu desejo de que a capital mineira continue a fazer parte do calendário da Stock Car nos próximos anos.

“É muito gratificante saber que tem muita gente que gosta de você. Muita gente que torceu para você em sua carreira inteira, quando eu estava na Fórmula 1 e o Rubinho também. A gente sentir esse carinho é muito gratificante. Tomara que a gente volte aqui em BH todos os anos, que essa corrida faça parte do nosso calendário sempre”, concluiu.

Compartilhe