Um dos principais pilotos cotados para uma vaga na Fórmula 1 na temporada de 2025, o jovem Gabriel Bortoleto, de 19 anos, rodou e saiu da pista nesta sexta-feira (30/8) durante a classificação da Fórmula 2 para o GP da Itália, no circuito de Monza.
O brasileiro rodou em Monza com menos de 12 minutos para o fim da classificação. A situação ocasionou bandeira vermelha.
Como fechou a sessão em Monza sem tempo registrado, Bortoleto vai largar em último na prova sprint deste sábado e na corrida principal da F2 no domingo.
O barbadiano Zane Maloney conquistou a pole-position com 1min32s160. Líder da F2 na temporada, o franco-argelino Isack Hadjar conseguiu a segunda posição no grid e o estoniano Paul Aron a terceira.
Já o brasileiro Enzo Fittipaldi, neto de Emerson Fittipaldi, ficou com a 10ª colocação, o que o colocará na primeira posição na corrida sprint.
Bortoleto na F1?
Gabriel Bortoleto, jovem promessa do automobilismo brasileiro, é um dos pilotos mais cotados para assumir uma vaga na Fórmula 1 em 2025 pela equipe Audi.
O brasileiro concorre com o veterano Valterri Bottas, de 35 anos, que hoje é um dos pilotos da própria Sauber – que foi comprada pela Audi.
Bottas deseja um contrato de dois anos, no entanto, a equipe pretende oferecer apenas um. Caso não cheguem a um acordo, Bortoleto é a opção desejada pela equipe.
O brasileiro foi o campeão da Fórmula 3 em 2023 e neste ano está em segundo na classificação geral da F2.