FÓRMULA 1

Anúncio de equipe aumenta rumor sobre piloto do Brasil na Fórmula 1 em 2025

Brasil não tem um piloto titular na Fórmula 1 desde a temporada de 2017, a última de Felipe Massa na categoria
Foto do autor
Compartilhe

Entusiastas do automobilismo, principalmente do Brasil, estão empolgados nas redes sociais com um anúncio divulgado nesta terça-feira (3/9) pela Fórmula 2. A categoria comunicou que o piloto italiano Leonardo Fornaroli, de 19 anos, campeão da Fórmula 3 de 2024, vai integrar a equipe britânica Invicta Racing na próxima temporada da F2.

A Invicta Racing é justamente a equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto, também de 19 anos, que briga pelo título da F2 neste ano e figura na segunda colocação na classificação de pilotos. Ele é, inclusive, um dos automobilistas mais cotados para assumir uma vaga na Fórmula 1 em 2025.

Dessa forma, fãs especulam que a contratação de Leonardo Fornaroli pela Invicta seja um indício de que Bortoleto vai mesmo figurar na F1. O brasileiro tem o bicampeão mundial Fernando Alonso como agente e está na lista de pilotos interessados pela Sauber.

Bortoleto na F1 em 2025?

Para figurar na F1 no ano que vem, no entanto, Borotoleto precisa superar a concorrência do experiente finlandês Valtteri Bottas, de 35 anos, e do jovem francês Théo Pourchaire, de 21.

Nesta temporada, Bottas é o piloto titular da Sauber ao lado do chinês Guanyu Zhou. Já Pourchaire é o reserva. O alemão Nico Hülkenberg, de 37, por sua vez, foi contratado para o próximo ano. Sendo assim, resta apenas uma vaga para a equipe no grid em 2025.

Como a Sauber foi comprada pela Audi, a próxima temporada na Fórmula 1 será a última de transição da equipe antes da empresa automobílistica alemã assumir o controle total.

Nos bastidores da F1, especula-se que a Audi ainda não definiu uma estratégia para os primeiros anos na categoria: contar com dois pilotos experientes no grid com Bottas ao lado de Hülkenberg ou buscar a renovação com uma oportunidade para Pourchaire ou Bortoleto.

Bottas busca renovar o contrato com a Sauber/Audi por dois anos, porém, a equipe teria oferecido apenas um, o que abre espaço para uma futura contração de Bortoleto.

Brasil na Fórmula 1

O Brasil não tem um piloto titular na Fórmula 1 desde a temporada de 2017, a última de Felipe Massa na categoria.

Em 2020, Pietro Fittipaldi – neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi – correu duas provas pela Haas (Sakhir e Abu Dhabi) ao substituir o titular Romain Grosjean.

Compartilhe