FÓRMULA 1

Piloto do Brasil cotado na Fórmula 1 revela estratégia para não perder chance na categoria

Jovem brasileiro disputa com Valtteri Bottas e Théo Pourchaire uma vaga na Sauber na temporada de 2025 da F1
Foto do autor
Compartilhe

O Brasil não tem um piloto titular na Fórmula 1 desde 2017, ano em que Felipe Massa se despediu da categoria pela Williams. Agora, a expectativa é alta entre os entusiastas brasileiros do automobilismo uma vez que o jovem Gabriel Bortoleto, de 19 anos, figura entre os principais cotados para assumir a vaga restante na Sauber visando à temporada de 2025. Caso seja contratado, ele terá como companheiro de equipe o alemão Nico Hülkenberg, de 37.

Diante dos rumores que circulam nos bastidores da F1, Bortoleto revelou sua estratégia para não perder a chance de correr na maior categoria do automobilismo mundial. O brasileiro disputa a vaga da Sauber com o experiente finlandês Valtteri Bottas, de 35, – que já é piloto da equipe, mas ainda não teve o contrato renovado – e o jovem francês Théo Pourchaire, de 21, membro da academia da escuderia suiça.

A Sauber, inclusive, foi comprada pela Audi e a empresa alemã assumirá o controle total da equipe no grid a partir de 2026. Sendo assim, o recém-nomeado diretor da equipe, o engenheiro italiano Mattia Binotto – ex-chefe da Ferrari -, ainda estuda se vai apostar na juventude de Bortoleto ou na experiência de Bottas para formar a dupla com Hülkenberg.

Piloto do Brasil revela estratégia

Para superar os concorrentes na disputa por uma vaga na F1, Bortoleto vai manter o foco na Fórmula 2 de 2024. O piloto do Brasil é o segundo colocado na classificação geral, com 154,5 pontos, atrás apenas do franco-argelino Isack Hadjar, também de 19 anos, que lidera a competição com 165 pontos.

O brasileiro, inclusive, fez uma prova espetacular no circuito de Monza, no GP da Itália, no último domingo (1/9). Ele largou em último no grid depois de rodar na pista durante o treino classificatório no sábado. Mesmo assim, ele escalou todas as posições na corrida até conquistar o primeiro lugar no pódio.

“Estou focado na Fórmula 2, tenho uma ótima equipe de empresários por trás de mim, mas também meu pai e minha família. Deixo que eles façam esse trabalho para eu focar 100% na Fórmula 2 e não tirar esse foco, tá? Porque a partir do momento que você perde esse foco, levam dois segundos para todos esses rumores desaparecerem. Porque aí você não é mais do interesse das pessoas, porque você não é tão bom quanto era antes”, esclareceu Bortoleto, em entrevista ao programa “Na Ponta dos Dedos”, do site ge.globo.

Bortoleto tem chance na McLaren?

Na F2, Bortoleto corre pela equipe Invicta, mas também integra o programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, que tem apresentado os carros mais rápidos nas últimas provas da Fórmula 1 nesta temporada.

Entretanto, com o desempenho promissor apresentado pelo monegasco Lando Norris, que ainda tem chances de brigar pelo título de 2024 contra o holandês Max Verstappen, e pelo australiano Oscar Piastri, titulares da montadora britânica, Bortoleto não crê que terá alguma oportunidade imediata na McLaren, apesar dos esforços do espanhol Fernando Alonso – que agencia sua carreira.

“Obviamente a gente quer entrar na Fórmula 1. No momento a McLaren está cheia, né? Os pilotos estão definidos. É o Oscar e o Lando. Minha equipe com o Fernando Alonso está cuidando disso. Estão conversando com a McLaren sobre possibilidades de entrada na Fórmula 1. Conversando sobre possíveis oportunidades. Vamos ver o que o futuro no espera”, salientou.

“Continuo focado nas minhas coisas, na Fórmula 2, e entregar o melhor resultado possível. Sei que eles farão as melhores decisões por mim para que eu, se Deus quiser, chegue na Fórmula 1”, ressaltou o brasileiro.

Compartilhe