FÓRMULA 1

McLaren libera Bortoleto para acordo que pode colocar o Brasil de volta à Fórmula 1

Piloto brasileiro pode figurar na Fórmula 1 na temporada de 2025 como titular da equipe Sauber/Audi
Foto do autor
Compartilhe

O Brasil está cada vez mais perto de ter novamente um piloto titular no grid da Fórmula 1. Isso porque a McLaren liberou Gabriel Bortoleto, de 19 anos, para negociar com a Sauber/Audi – equipe que ainda tem uma vaga indefinida para a próxima temporada. A informação foi publicada pelo site Grande Prêmio.

De acordo com a reportagem, a McLaren tem planos para Gabriel Bortoleto, que faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da equipe. A ideia é que Bortoleto fique pelo menos dois anos na Fórmula 1 pela Sauber/Audi e depois dispute uma vaga com os titulares da própria McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri.

A equipe britânica estaria entusiasmada com a performance do brasileiro na Fórmula 2. Bortoleto corre pela Invicta Racing e figura na segunda colocação geral dos pilotos, com 154,5 pontos, atrás apenas do franco-argelino Isack Hadjar, com 165.

Bortoleto, inclusive, fez história no início deste mês quando venceu de forma heróica o GP da Itália na F2. Ele largou em último no circuito de Monza porque rodou na pista durante a classificação, sendo assim, o brasileiro não registrou tempo rápido. Contudo, o piloto atravessou o grid inteiro na corrida e venceu a prova.

“Segundo soube o Grande Prêmio, o contrato que o libera é muito bem amarrado, e a McLaren tem como principal objetivo dar a ele quilometragem para tê-lo de volta em momento oportuno”, esclareceu a reportagem sobre Bortoleto.

Sauber/Audi em 2025

A Sauber, que foi comprada pela Audi e completará o processo de transição na temporada de 2026 da Fórmula 1, já tem um piloto contratado para 2025. Trata-se do veterano alemão Nico Hülkenberg, de 37 anos, que atualmente corre pela Haas.

Dessa forma, a Sauber tem apenas mais uma vaga para o próximo ano. Além de Gabriel Bortoleto, estão no páreo o experiente finlandês Valterri Bottas, de 35 anos, o jovem francês Théo Pourchaire, de 21, e até mesmo o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, que se aposentou no final de 2022.

Compartilhe