Há sete anos o Brasil não tem um piloto titular na maior categoria de automobilismo do mundo. O último brasileiro a correr uma temporada completa da Fórmula 1 foi Felipe Massa, em 2017. Contudo, esse hiato está perto de um fim com a ascensão de Gabriel Bortoleto. O jovem paulista, de 19 anos, da Fórmula 2, é um dos principais alvos da Sauber/Audi para uma vaga ao lado de Nico Hülkenberg em 2025.
Com toda a repercussão envolvendo Gabriel Bortoleto, um campeão da Fórmula 1 aumentou ainda mais o hype em torno do piloto do Brasil. Nesta quinta-feira (12/9), o espanhol Fernando Alonso, dono dos títulos de 2005 e 2006 pela Renault, exaltou o prospecto brasileiro campeão da Fórmula 3 no ano passado, e que nesta temporada briga pelo título da F2.
“Ele tem um talento incrível, muito modesto, acho que é uma das coisas que precisamos trabalhar. Além do talento, ele trabalha duro, e é por isso que ele cresceu na F2 e na F3, e como dissemos, ele venceu na F3 como um novato e está lutando pelo título na F2 como um novato, então é uma grande conquista”, destacou Alonso.
Além de piloto da Aston Martin, Fernando Alonso é empresário. O bicampeão mundial é dono da A14 Management – empresa que agencia jovens pilotos. Entre eles, o brasileiro Gabriel Bortoleto. “É apenas uma questão de tempo para ele chegar à F1”, destacou Alonso.
Concorrência para Bortoleto
Além de Gabriel Bortoleto, estão no páreo por uma vaga na Sauber/Audi o experiente finlandês Valterri Bottas, de 35 anos, o jovem francês Théo Pourchaire, de 21, e até mesmo o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, que se aposentou no final de 2022.
O piloto do Brasil faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren. A equipe, inclusive, liberou Bortoleto para negociar um contrato com a Sauber, conforme noticiou nesta semana o site Grande Prêmio.
A expectativa da McLaren é a de que Bortoleto fique pelo menos dois anos na Fórmula 1 pela Sauber e depois dispute uma vaga com os titulares da própria equipe britânica, que hoje conta Lando Norris e Oscar Piastri
Na Fórmula 2, Bortoleto corre pela Invicta Racing e figura na segunda colocação geral dos pilotos, com 154,5 pontos, atrás apenas do franco-argelino Isack Hadjar, com 165.