FÓRMULA 1

Audi pode ter piloto do Brasil como titular na Fórmula 1 em 2026

Piloto brasileiro é cotado para assumir vaga como reserva em 2025 e no ano seguinte tomar a titularidade de Valtteri Bottas
Foto do autor
Compartilhe

A Sauber – equipe comprada pela Audi – pode dar em breve uma oportunidade para um piloto do Brasil na Fórmula 1. A ideia inicial seria contratá-lo para ser o terceiro piloto da equipe e, em 2026, promovê-lo a titular no grid.

De acordo com o jornal suiço Blick, o finlandês Valtteri Bottas, de 35 anos, terá o contrato renovado e continurá no grid da Fórmula 1 em 2025. Ele terá como companheiro o alemão Nico Hülkenberg, de 37, que nesta temporada corre pela Haas.

Entretanto, os dias de Bottas como titular da Audi não serão longos, pois o brasileiro Gabriel Bortoleto, de 19, dever ser o automobilista que assumirá a vaga em 2026.

No último fim de semana, no GP de Singapura, Bottas afirmou que a notícia de sua renovação com a Sauber/Audi se tratava de uma fake news. Contudo, o finlandês deu um largo sorriso aos jornalistas quando questionado sobre seu futuro na Fórmula 1.

A esperança inicial dos brasileiros era a de que Bortoleto vencesse a disputa com Bottas e assumisse logo de cara a titularidade da equipe em 2025. Essa situação encerraria um hiato de sete anos do Brasil sem um piloto titular na F1.

De acordo com o site Grande Prêmio, um impasse entre a McLaren e a Sauber/Audi foi o que travou a chegada de Bortoleto à F1 ainda em 2025 como piloto titular. Isso porque o brasileiro faz parte da academia de desenvolvimento da equipe inglêsa, que emprestaria o piloto para os alemães por dois anos e depois contaria com o retorno dele para assumir uma vaga como titular.

Contudo, a Sauber/Audi exigiu um empréstimo maior – de quatro anos – o que fez a McLaren voltar atrás. Agora, no entanto, a equipe ingles já estaria inclinada a mudar os planos e aceitar um período mais longo sem Bortoleto mediante uma compensação financeira dos alemães.

Quem é Gabriel Bortoleto

Campeão da Fórmula 3 em 2023, Gabriel Bortoleto pode conquistar o título da Fórmula 2 em 2024 pela equipe Invicta Racing.

Na última corrida da F2, disputada no dia 15 de setembro, em Baku, no Azerbaijão, Bortoleto assumiu a liderança da competição.

Restam apenas duas provas antes do fim da temporada. As próximas corridas, no Catar e em Abu Dhabi, serão decisivas para a possível contratação do piloto brasileiro pela Sauber/Audi.

Bortoleto tem a carreira agenciada pelo bicampeão mundial Fernando Alonso e faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren desde outubro de 2023.

Compartilhe