FÓRMULA 1

Novo fenômeno? Conheça jovem que igualou feito de Ayrton Senna na Europa

Piloto de 17 anos conquistou títulos consecutivos na Inglaterra que apenas Ayrton Senna conseguiu na década de 1980
Foto do autor
Compartilhe

O nome de um jovem piloto repercute com intensidade nesta semana na imprensa especializada em automobilismo. O rapaz, de 17 anos, igualou um feito de Ayrton Senna na Europa e agora é considerado um estrela em ascenção. Alguns jornalistas e torcedores, inclusive, destacam que em breve ele estará no grid da Fórmula 1.

O jovem conquistou os campeonatos britânicos de Fórmula 4 e GB3 de forma consecutiva em 2023 e 2024. Esse feito histórico foi alcançado por Ayrton Senna na década de 1980, mais especificamente em 1982 e 1983. O brasileiro ganhou os títulos da Fórmula Ford e da F3 Britânica, competições antecessoras diretas da F4 e da GB3.

O piloto em questão é Louis Sharp, nascido em Notthingham, na Inglaterra. O jovem, no entanto, se mudou cedo para a Nova Zelândia e hoje tem a nacionalidade do país onde foi criado.

“Sharp pilotou para a Rodin Motorsport, é uma estrela do futuro e agora fará um teste de Fórmula 3 – seu prêmio pela conquista do título da GB3”, destacou o jornalista Nick Golding, do site RacingNews365.

Conquista e prêmio

Depois de vencer a penúltima corrida da temporada da GB3 no último fim de semana – cada rodada consiste em três corridas – Sharp recebeu o troféu de campeão das mãos do também neozelandês Dick Bennetts, que teve um papel importante no início da carreira de Ayrton Senna.

“Ser o primeiro [desde Ayrton Senna] a ganhar dois títulos consecutivos é muito especial e tenho de agradecer a toda a equipe da Rodin Motorsport. Eles fizeram um excelente trabalho para me colocar em dia na minha temporada de estreia na GB3, enfrentando rivais muito mais experientes nesse nível. Meu sucesso se deve a eles”, comentou o jovem piloto.

Como resultado de sua impressionante temporada, o jovem de 17 anos é um dos quatro indicados para o Prêmio BRDC da Silverstone Autosport deste ano. O vencedor recebe várias recompensas como um teste em um carro de F1 da Aston Martin.

Compartilhe