Tetracampeão da Fórmula 1, o ex-piloto Sebastian Vettel visitou uma aldeia indígena no Mato Grosso, no último fim de semana, a convite da organização ambiental Greenpeace. O alemão se encontrou com o cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do Brasil e do mundo.
Vettel é conhecido pelo engajamento com a causa ambiental. Em 2022, ele afirmou, à BBC, que a crise climática global o fez questionar se valia a pena seguir competindo na F1.
Nas redes sociais, o ex-piloto de 37 anos reafirmou a luta pela defesa da Floresta Amazônica: “Minha primeira vez na Amazônia para conhecer os guardiões da floresta – os povos indígenas! Cacique Raoni Metuktire, um dos líderes indígenas mais importantes do mundo, e Cacique Megaron Txucarramãe me receberam”.
Além do Cacique Raoni, Vettel foi recepcionado por Cacique Megaron Txucarramãe, importante lider indígena brasileiro e sobrinho de Raoni.
“Aprendi sobre a importância de proteger seus direitos, sua terra e seu povo. Eles lutam por sua identidade – a floresta amazônica. Ainda temos uma corrida para vencer. Obrigado, Greenpeace, por tornar isso possível”, completou.
Sebastian Vettel na F1
O alemão Sebastian Vettel estreou em 2006 em um treino como terceiro piloto da BMW Sauber na Fórmula 1. Com apenas 19 anos, tornou-se o piloto mais jovem a participar de um evento da modalidade.
Depois, passou pela Toro Rosso antes de chegar à Red Bull, pela qual ampliou seu destaque no automobilismo. Em 2010, conquistou seu primeiro título na F1, sendo o mais jovem a atingir tal feito.
Em 2011, 2012 e 2013 repetiu a dose e conquistou o tetracampeonato consecutivo da Fórmula 1.
Vettel ainda passou pela Ferrari e Aston Martin antes de anunciar sua aposentadoria, em 2022.