O piloto Franco Colapinto, da Williams, sofreu uma forte pancada no Q2 da classificação para o GP de Las Vegas neste sábado (23/11) e se tornou dúvida para a corrida deste domingo (24/11), a partir de 3h (horário de Brasília). O argentino bateu no muro interno da curva 16 e, na sequência, atingiu a barreira do outro lado da pista.
Colapinto informou pelo rádio que estava “bem” antes de sair do carro, mas uma quantidade significativa de detritos havia sido espalhada pela pista. Como resultado, a Q3 foi atrasada para limpar a superfície, reinstalar um bloco de concreto de segurança e recuperar a Williams.
“Franco sofreu um impacto significativo de mais de 50G, exigindo um exame médico. Um impacto dessa magnitude é obviamente significativo e grave, e ele precisará ser avaliado novamente antes de sabermos se ele está apto para a corrida”, informou a equipe.
Colapinto vai correr após forte pancada?
Apesar do susto, Franco Colapinto foi liberado pelos médicos após uma nova avaliação. O argentino, no entanto, vai largar do pit lane, pois o carro passou por algumas mudanças na configuração durante os reparos por causa da batida na classificação.
“Após o incidente de Franco na qualificação, ele passou por uma avaliação completa da equipe médica do evento e foi liberado para correr no Grande Prêmio de Las Vegas. A saúde de Franco é nossa principal prioridade e estamos aliviados por ele estar bem o suficiente para correr após um incidente tão significativo”, confirmou a Williams.
“Somos extremamente gratos à nossa incrível equipe de garagem pelo trabalho árduo realizado durante a noite para consertar o carro de Franco e aos nossos fãs e parceiros pelo apoio contínuo. Aproveitamos a oportunidade para fazer algumas mudanças de configuração durante o reparo e, como resultado, Franco começará a corrida no pitlane”, concluiu a equipe.
Franco Colapinto está em sua primeira temporada na Fórmula 1. Ele assumiu a vaga de Logan Sargeant, que foi demitido no final de agosto. O argentino estreou no GP da Itália, no circuito de Monza, e terminou a prova na 12ª colocação. Ao todo, ele já disputou seis corridas, e teve o melhor resultado no Azerbaijão, quando chegou em oitavo.