FÓRMULA 1

Fórmula 1: investimento de R$ 1,3 bilhão pode possibilitar mais um GP no Brasil

Investimento bilionário para o novo autódromo no Brasil foi anunciado nesta semana, com a promessa de capacidade para 120 mil pessoas

Compartilhe
google-news-logo

O fim de semana de 8 e 9 de novembro é um dos melhores momentos do ano para o fã brasileiro de Fórmula 1. Neste sábado (8/11), a corrida sprint e a qualificação definitiva de Interlagos serão realizados, enquanto o domingo (9/11) contará com o Grande Prêmio de São Paulo. Mas a notícia da semana é que um investimento de R$ 1,3 bilhão pode possibilitar mais um GP no Brasil.

Na semana da F1 na capital paulista, a nova pista de uma outra metrópole foi anunciada. Precisamente na quinta-feira (6/11), foi apresentado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o traçado do novo Autódromo do Rio, o qual tem projeto orçado no valor bilionário. E o prefeito Eduardo Paes (PSD) garantiu na apresentação do projeto que se trata de uma iniciativa totalmente privada.

“Esse é um projeto com recurso privado, que não tem dinheiro do imposto do carioca. É um trabalho de longo prazo, mas já está mais do que comprovado que grandes eventos, grandes equipamentos esportivos e tornar o Rio mais internacional é bom para a economia da cidade, é bom para quem mais precisa. Gera mais empregos. Temos visto isso em tudo de grande que acontece na cidade. Esse é o objetivo com esse autódromo. Agora o desafio é trazer de volta a Fórmula 1, a motovelocidade, a Fórmula Indy. É pensar em todas as alternativas que pudermos ter aqui no Rio”, destacou o político do Rio de Janeiro.

O novo circuito do Brasil, que terá capacidade para até 120 mil pessoas, segue todas as regras impostas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O projeto mostra, inclusive, a tentativa de privilegiar as ultrapassagens com as quatro retas e só 10 curvas, com a previsão de uma velocidade média acima de 240km/h.

Obras no novo Autódromo do Rio

A expectativa é que as obras no Parque do Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, se iniciem em 2026 com duração prevista de dois anos, ou seja, estaria pronto entre 2028 e 2029. Portanto, o novo autódromo começaria a ser uma opção para a Fórmula 1 ainda nesta década.

E essa novidade carioca não atrapalharia o já tradicional GP de Interlagos, principalmente ao ver os Estados Unidos como exemplo. Na atual temporada da Fórmula 1, o país norte-americano conta com três circuitos: um em Miami, na Flórida, outro em Austin, no Texas, e o último – e próximo da jornada de 2025 – em Las Vegas, em Nevada.

Compartilhe
google-news-logo