Os fãs de Fórmula 1 sabem quando uma corrida se torna lendária. E o que Max Verstappen fez no último GP do Brasil, no domingo (9/11), em Interlagos, foi exatamente isso: um capítulo para a história.
O perfil oficial da Fórmula 1 reconheceu a grandiosidade do feito e divulgou, nesta quarta-feira (12/11), um vídeo nas redes sociais com a câmera onboard, mostrando em detalhes a escalada de tetracampeão mundial em Interlagos.
Saindo do pitlane, Verstappen abriu caminho pelo grid com precisão cirúrgica e agressividade. O vídeo é um lembrete visceral de por que ele é considerado um dos maiores talentos da história do automobilismo.
O que Max Verstappen fez em Interlagos o coloca em um grupo seleto. Com a performance no domingo, ele se tornou apenas o oitavo piloto na história da Fórmula 1 a conseguir a façanha de largar do pitlane e terminar a corrida no pódio.
É um dos feitos estatísticos mais difíceis e raros do automobilismo, exigindo uma combinação de velocidade pura, estratégia perfeita, gerenciamento de pneus e, muitas vezes, uma dose de sorte com incidentes na pista.
Verstappen agora se junta a este clube exclusivo.
Veja a lista de pilotos que largaram do pitlane e subiram ao pódio:
- Alain Prost (GP da África do Sul, 1984) – Terminou em segundo lugar
- Nigel Mansell (GP da França, 1989) – Terminou em segundo lugar
- Kimi Räikkönen (GP da Austrália, 2003) – Terminou em terceiro lugar
- Rubens Barrichello (GP do Canadá, 2005) – Terminou em terceiro lugar
- Jarno Trulli (GP da Austrália, 2009) – Terminou em terceiro lugar
- Sebastian Vettel (GP de Abu Dhabi, 2012) – Terminou em terceiro lugar
- Lewis Hamilton (GP da Hungria, 2014) – Terminou em terceiro lugar
- Max Verstappen (GP do Brasil, 2025) – Terminou em terceiro lugar