AUTOMOBILISMO

Piloto da F1 é ameaçado de morte após ser acusado de trapaça por consultor da RBR

Jovem piloto da Mercedes foi alvo de ofensas homofóbicas e ameaça de morte; RBR soltou um comunicado se posicionando

Compartilhe
google-news-logo

O piloto da Mercedes Andrea Kimi Antonelli, de 19 anos, recebeu uma onda de ataques virtuais depois de ser acusado, por um consultor da RBR, de ter facilitado a ultrapassagem de Lando Norris no GP do Catar, nesse domingo (30/11). O piloto da McLaren está na disputa pelo título do Mundial de Fórmula 1 com o holandês Max Verstappen. De acordo com o jornal inglês ‘The Guardian‘, Kimi teria recebido mais de 1 mil insultos nas redes sociais, de ofensas homofóbicas a “ameaças de morte”.

O episódio assustou Kimmi e fez com que a RBR se pronunciasse, negando que o jovem piloto tenha errado intencionalmente e permitido a passagem de Norris.

“Comentários feitos antes do fim e imediatamente após o GP do Catar sugerindo que o piloto da Mercedes, Kimi Antonelli, teria permitido deliberadamente que Lando Norris o ultrapassasse estão claramente incorretos. As imagens mostram Antonelli perdendo momentaneamente o controle do carro, permitindo assim que Norris o ultrapassasse. Lamentamos sinceramente que isso tenha levado Kimi a receber ataques online”, escreveu a equipe austríaca.

O que disse a FIA

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) também se manifestou em solidariedade a Antonelli. A entidade condenou os ataques ao italiano, falando em “respeito e compaixão” com todos os envolvidos nas competições.

“Permanece absolutamente crucial que todos que operam dentro do nosso esporte possam fazê-lo em um ambiente seguro e respeitoso. Apoiamos Kimi Antonelli e pedimos à comunidade em geral, online e offline, que trate pilotos, equipes, oficiais e todo o ecossistema esportivo com o respeito e a compaixão que eles merecem”, publicou, em seus canais oficiais.

Como foi a ultrapassagem de Norris sobre Antonelli

Kimi Antonelli foi ultrapassado por Lando Norris na penúltima volta da corrida no Catar. O britânico se aproveitou de erro do jovem da Mercedes na curva 11 do Circuito de Lusail. O piloto da McLaren acabou subindo do quinto para o quarto lugar na prova.

Segundo relatos da imprensa especializada, Gianpiero Lambiase, engenheiro de pista de Max Verstappen, afirmou “ter sentido” que o piloto italiano deixou Norris passar de propósito. Consultor da RBR, Helmut Marko foi além e criticou o jovem piloto: “Foram duas vezes em que ele mais ou menos deu passagem para o Lando (Norris). Foi tão óbvio. Agora o Antonelli ajuda nosso principal concorrente; na Áustria, ele estava batendo na traseira (do Verstappen).

A disputa pelo título da F1

Lando Norris agora lidera o campeonato com 408 pontos, contra 396 de Verstappen. Em terceiro aparece Oscar Piastri, que soma 392 e ainda tem chance de ser campeão.

A disputa pode ser definida já no próximo fim de semana. A Norris, basta subir ao pódio GP de Abu Dhabi, no domingo (7/12), para levar o título da F1.

Compartilhe
google-news-logo