O Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, neste fim de semana, será o palco da decisão da temporada 2025 da Fórmula 1.
Ao todo, três pilotos chegam à última prova com chances de título, algo que não ocorria desde 2010, quando o alemão Sebastian Vettel conquistou o troféu pela primeira vez.
A disputa deste ano será entre Max Verstappen, e a dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri.
O neerlandês da Red Bull, em busca do pentacampeonato, enfrenta uma desvantagem de 12 pontos para o líder, Lando Norris.
O britânico tem 408 pontos. Verstappen tem 396. Piastri, por sua vez, vem em terceiro no campeonato, com 392.
A imprevisibilidade é a palavra-chave, e a matemática definirá quem será o campeão.
Com apenas 25 pontos em jogo na corrida, a missão de Verstappen é clara: ele precisa subir ao pódio e torcer para que a dupla da McLaren encontre problemas.
Veja cenários
Verstappen será campeão se vencer a corrida e Norris ficar em quarto lugar ou pior. O título também é certo se ele terminar em segundo e o britanico encerrar a corrida em oitavo ou pior. Nessa caso, Piastri não pode vencer a prova.
Caso o neerlandês fique em terceiro, ele alcançará o título se Norris terminar em nono ou pior, e Piastri não triunfar.
Independentemente dos resultados rivais, Verstappen não pode ser campeão se terminar em quarto lugar ou em qualquer posição inferior.
Regra do desempate
Em caso de empate na pontuação final, o título é decidido pelo maior número de vitórias. Se ambos empatarem, por exemplo, com 414 pontos (como ocorreria com Verstappen em 2º e Norris em 7º), Norris seria o campeão, pois, apesar de os dois terem o mesmo número de vitórias, Norris teria mais segundos lugares ao longo da temporada.
Norris e Piastri
Lando Norris tem a situação mais confortável. Ele precisa somar apenas 13 pontos para garantir o título, independentemente dos resultados de Verstappen e Piastri.
Para isso, basta Norris terminar em 3º lugar.
Já Oscar Piastri precisa de uma vitória ou de um segundo lugar combinado com falhas dos seus adversários.