O GP de Abu Dhabi, neste domingo (7/12), a partir das 10h, vai definir o campeão de 2025 da Fórmula 1. A “final” da temporada tem três candidatos ao título: Lando Norris (McLaren), Max Verstappen (Red Bull) e Oscar Piastri (McLaren).
Com o campeonato em jogo, o cenário imprevisível da competição foi submetido à análise de três grandes inteligências artificiais: Gemini, ChatGPT e Grok.
O resultado da consulta feita pela reportagem de No Ataque é uma convergência unânime, transformando a emoção da corrida em uma equação matemática resolvida. As três IAs não titubearam e cravaram quem será o campeão da F1.
Norris, Verstappen ou Piastri?
A confiança das máquinas se estabelece nos números do campeonato e na análise do contexto da McLaren, que tem o melhor carro do ano.
O ChatGPT destaca a vantagem de Lando Norris diante dos concorrentes para garantir que o britânico vencerá a competição. Ele tem 408 pontos, contra 396 de Vestappen e 392 de Piastri. Basta que Norris chegue ao pódio neste domingo para que fique com a taça. O piloto vai largar da segunda posição.
“Porque ele tem a vantagem no campeonato e depende de um resultado simples: ficar entre os três primeiros. Com tudo a perder o mais seguro é apostar na corrida limpa com resultado conservador e gestão mental de Norris”, escreveu a IA.
A análise técnica é reforçada pelo Grok, que enxerga a vitória como o ápice da temporada da McLaren.
“Norris chega à final com 12 pontos à frente de Verstappen. A McLaren já garantiu o título de construtores , mostrando dominância técnica. Abu Dhabi premia consistência e Norris chegou ao pódio 17 vezes na temporada”, ressaltou.
O Gemini, por sua vez, ratifica a matemática da decisão, focando no objetivo mínimo, mas decisivo, de Norris.
“Minha confiança se baseia na vantagem de pontos atual de Lando Norris e no seu cenário mais favorável para a corrida decisiva, combinado com o desempenho da McLaren. Norris precisa apenas terminar a corrida no pódio (3º lugar) para garantir o título, independentemente do que Verstappen ou Piastri fizerem”.
Veja a classificação do Mundial de Pilotos:
- 1º – Lando Norris (408 pts.)
- 2º – Max Verstappen (396 pts.)
- 3º – Oscar Piastri (392 pts.)
- 4º – George Russell (309 pts.)
- 5º – Charles Leclerc (230 pts.)
- 6º – Lewis Hamilton (152 pts.)
- 7º – Andrea Kimi Antonelli (150 pts.)
- 8º – Alexander Albon (73 pts.)
- 9º – Carlos Sainz Jr. (64 pts.)
- 10º – Isack Hadjar (51 pts.)
- 11º – Nico Hülkenberg (49 pts.)
- 12º – Fernando Alonso (48 pts.)
- 13º – Oliver Bearman (41 pts.)
- 14º – Liam Lawson (38 pts.)
- 15º – Yuki Tsunoda (33 pts.)
- 16º – Esteban Ocon (32 pts.)
- 17º – Lance Stroll (32 pts.)
- 18º – Pierre Gasly (22 pts.)
- 19º – Gabriel Bortoleto (19 pts.)
- 20º – Franco Colapinto (0 pts.)
- 21º – Jack Doohan (0 pts.)