O dia 6 de setembro de 2024 ficará marcado para a história entre os brasileiros fãs de futebol americano. Nesta sexta-feira, pela primeira vez, a National Football League (NFL) sediará uma partida no Brasil: Philadelphia Eagles e Green Bay Packers vão se enfrentar na Neo Química Arena, a partir das 21h20. O estádio do Corinthians receberá entusiastas do esporte provenientes de diversos estados do país – entre eles, alguns mineiros estarão presentes.
A reportagem do No Ataque, que fará a cobertura do jogo in loco, conversou com três belo-horizontinos que tiveram a sorte de conseguir comprar ingresso para o concorrido evento e realizarão o sonho de assistir à NFL em um campo brasileiro.
Matheus Augusto, de 21 anos, acompanhará um jogo da liga estadunidense diretamente do estádio pela primeira vez. Para ele, a partida entre Eagles e Packers em São Paulo “vai ficar marcada para história e vai fincar a bandeira da NFL no Brasil”. O assistente administrativo vê grande margem de crescimento para o futebol americano no país: “Vejo a possibilidade de se tornar o que a Fórmula 1 foi pro brasileiro, o que o vôlei foi pro brasileiro. De ser o segundo esporte de muita gente, é o que se tornou pra mim”.
“Sou fã apaixonado por NFL. Acompanho desde 2019 os SuperBowls (a grande final da NFL), em 2021, comecei a acompanhar os Playoffs, e a partir de 2022, 2023, tenho acompanhado desde a temporada regular. Estou muito ansioso para o jogo. Assim que foi anunciado, fiquei com uma apreensão gigantesca, não sabia se eu ia conseguir comprar ingressos. Graças a Deus consegui, estou indo para outro estado para acompanhar um esporte que não é muito popular no Brasil, mas está começando a ganhar relevância, graças às mídias sociais”, contou Matheus, ao No Ataque.
Paixão de pai para filho, e de namorado para namorada
Para o casal de estudantes Lucas Izidro, de 22 anos, e Lívia Tertuliano, de 21 anos, assistir a uma partida da NFL in loco não é uma novidade. Ambos já foram a jogos da liga nos Estados Unidos.
Lucas, inclusive, contou ao No Ataque que é fã de futebol americano há mais de uma década, graças a paixão que passou de pai para filho: “Acompanho a NFL tem mais ou menos uns 12 anos. Desde que eu era criança meu pai já gostava, então ele me ensinou a gostar. Minha adolescência toda foi vendo futebol americano, sempre fui muito fã”.
“Eu tive o privilégio de ir nos últimos dois anos, em duas temporadas, eu fui em dois jogos lá nos Estados Unidos, inclusive no ano passado fui no jogo do San Francisco 49ers, que é o meu time. Agora com a NFL vindo para o Brasil, estando tão perto de casa, pensei: ‘Não posso perder essa oportunidade’. Assim que soube do jogo em São Paulo, sabia que eu faria de tudo para ir, e acabou que deu certo”, disse.
Enquanto Lucas “aprendeu a amar” o esporte com o pai, Lívia tomou gosto pela NFL graças ao próprio namorado: “Ele me apresentou o futebol americano quando a gente começou a namorar. Eu fui nesse jogo com ele, do time dele (49ers), no começo do ano nos Estados Unidos, e me apaixonei totalmente pelo esporte. Estou muito envolvida e quando ele falou que ia ter um jogo no Brasil, falei: ‘Realmente vamos ter que ir’. A expectativa está muito alta, é algo que nunca vimos antes, e eles trouxeram um jogo inacreditável. Vai ser muito legal estar lá, presente, assistindo esses caras ao vivo. Que bom que a NFL, nessa política de expansão, lembrou do Brasil e fez questão de trazer para cá um produto que é tão valioso e que o brasileiro tem se apaixonado cada vez mais”.
Por que Eagles x Packers, pela NFL, será no Brasil?
A escolha pela realização de uma partida no Brasil faz parte do processo de globalização da NFL. Países como Alemanha, Inglaterra e México já receberam duelos da liga.
Na última temporada, cinco jogos da liga foram disputados fora dos Estados Unidos – três em Londres, na Inglaterra, e dois em Frankfurt, na Alemanha. A primeira vez em que isso ocorreu foi em 2005, quando o Arizona Cardinals venceu o San Francisco 49ers por 31 a 14 no Estádio Azteca, na Cidade do México.
Em 2025, será a vez da Espanha receber um jogo do campeonato estadunidense de futebol americano pela primeira vez. A partida ocorrerá no Santiago Bernabéu, em Madri, capital do país, ainda sem times e datas definidas.