Quatro pessoas foram mortas nesssa segunda-feira (28/7) em um ataque a tiros no centro de Nova York. O autor foi identificado como um ex-jogador de futebol americano, que se suicidou. Uma das vítimas é um policial.
Segundo veículos dos Estados Unidos, como a Bloomberg e o New York Post, o homem tinha como alvo a sede da NFL.
Ainda de acordo com a imprensa estadunidense, o nome do atirador é Shane Tamura, de 27 anos.
Shane encerrou a carreira devido a uma encefalopatia traumática crônica. A lesão, comum em atletas de hóquei no gelo e futebol americano, foi causada por traumatismo craniano.
Descrito como ‘perturbado’ no boletim policial, o homem abriu fogo dentro do edifício de 44 andares que abriga a sede do banco de investimento Blackrock e escritórios da NFL, principal liga de futebol americano do país, na esquina da Park Avenue com a Rua 51.
Segundo relato policial, ele entrou armado com um fuzil AR-15 no edifício e abriu fogo por volta das 18h30 locais (19h30 em Brasília).
“Perdemos quatro vidas em mais um ato sem sentido de violência armada, incluindo um policial de 36 anos de origem bengali, pai de duas crianças e com outra a caminho”, disse o prefeito de Nova York, Eric Adams, acrescentando que uma pessoa está ferida em estado grave.
Quem era Shane Tamura
Nascido em Las Vegas, Tamura atuou como running back no Granada Hills Charter High School, na Califórnia.
Segundo informações policiais, o ex-atleta trabalhava como segurança em um cassino em Las Vegas. Por esse motivo, Shane teria porte oculto de arma de fogo.
Departamentos de Polícia de Nova York e Las Vegas informaram que Shane Tamura tinha um “histórico diagnosticado de saúde mental”.