CRUZEIRO

Cruzeiro se despede de 10 atletas e prepara anúncios; veja cenário

Cruzeiro trabalha na montagem do elenco para a temporada 2026, que envolve a disputa da Libertadores - torneio inédito no calendário do clube

Compartilhe
google-news-logo

Nas últimas semanas, o Cruzeiro divulgou mudanças no elenco feminino visando a temporada 2026, que envolve a disputa da Copa Libertadores, torneio inédito no calendário do clube. O clube se despediu de 10 atletas e prepara anúncios de contratações – 11 nomes devem desembarcar em Belo Horizonte. A seguir, o No Ataque apresenta um panorama referente ao grupo a ser formado.

Saídas confirmadas

Despediram-se do Cruzeiro a goleira Taty Amaro, as zagueiras Camila Ambrózio, Layza e Gio Oliveira, a lateral-esquerda Clara, a lateral-direita Limpia Fretes, as volantes Monse Ayala e Tauane Zoio, a meio-campista Patrícia Sochor e a atacante Miriã – nenhuma carregava o status de titular.

O adeus às atletas que fizeram mais de 50 jogos com a camisa celeste ganhou contornos especiais. Camila Ambrózio chegou ao Cruzeiro em 2020 e esteve presente em 87 compromissos. Taty Amaro, rumo ao Santos, é a goleira que mais vezes atuou pela Raposa (62 partidas). Clara assinou em 2023 e participou de 72 confrontos. Miriã, em duas passagens, soma 81 jogos.

Saída ainda não anunciada

Quem também está de saída é Isa Haas. O Cruzeiro sinalizou positivamente a uma oferta de cerca de R$ 3,1 milhões do América do México pela zagueira, que assinou vínculo com a Raposa até 2028 – a segunda maior venda da história do futebol feminino nacional. Em breve, o clube confirmará a transação.

Contratações a caminho

Em termos de número, o Cruzeiro deve fazer reposições de maneira proporcional. É sabido que estão chegando à Raposa, sem custos, a goleira Cláudia, do Fluminense; a meio-campista Rafa Levis e a volante Ana Flávia, ambas do América; e a atacante Millene Fernandes, do São Paulo. Todas assinaram pré-contrato com o clube celeste, já que encerram o vínculo com os respectivos times em dezembro de 2025.

O clube ainda não confirmou nenhuma contratação. Além dos nomes mencionados, outros sete são aguardados na Toca da Raposa 1. Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, garantiu que já assinou com todos os reforços.

“É normal saírem algumas atletas e virem outras. Já contratamos todo o grupo que está chegando. E mantivemos (algumas jogadoras). Triste por ela (Haas) não estar aqui, mas já trouxemos outras jogadoras e manteremos o nível. Já (tem reposição). A Bárbara (Fonseca, gerente de futebol feminino do Cruzeiro) deve repassar isso, já está tudo programado. Já, já elas estão chegando aí”, disse o mandatário.

Permanências definidas

Antes do fim da temporada, o Cruzeiro anunciou renovações com atletas consideradas titulares. Permanecerão em Belo Horizonte a zagueira Paloma Maciel (até 2027), as meio-campistas Gaby Soares (2027) e Pri Back (2026), a volante Bedoya (2027) e a atacante Marília (2027).

A atacante Fabíola Sandoval, que se recupera de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, também deve ficar. O clube ainda não se pronunciou oficialmente acerca da atleta paraguaia.

As goleiras Camila Rodrigues e Leilane, a lateral-esquerda Gisseli, a lateral-direita Letícia Alves, a meio-campista Gaby Rodríguez, as atacantes Letícia Ferreira e Vanessinha têm contrato com o Cruzeiro até o fim de 2026. Os vínculos da zagueira Vitória Calhau e da atacante Byanca Brasil se encerram em 2028.

2026 do Cruzeiro

No próximo ano, as Cabulosas disputarão quatro torneios: o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Mineiro. O calendário, no entanto, não está definido.

Compartilhe
google-news-logo