Raphinha fora, Vini Jr., Militão e Rodrygo de volta. Nesta quarta-feira (1º/10), o técnico italiano Carlo Ancelotti anunciou os 26 convocados da Seleção Brasileira para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão com muitas novidades. O anúncio da lista foi feito em evento na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
O primeiro adversário do Brasil na próxima Data Fifa será a Coreia do Sul, em Seul, a partir das 8h (de Brasília) de 10 de outubro (sexta-feira). Depois, a Seleção encara o Japão em Tóquio, às 7h30 (de Brasília), no dia 14 (terça-feira).
São os primeiros compromissos do time de Ancelotti após as Eliminatórias Sul-Americanas. O Brasil se garantiu na Copa do Mundo de 2026 como quinto colocado do torneio classificatório, com 28 pontos em 18 jogos – oito vitórias, quatro empates e seis derrotas.
Veja a lista de convocados por Ancelotti para a Seleção Brasileira
Goleiros
- Bento (Al-Nassr);
- Ederson (Fenerbahçe);
- Hugo Souza (Corinthians);
Defensores
- Caio Henrique (Monaco);
- Carlos Augusto (Internazionale);
- Douglas Santos (Zenit);
- Éder Militão (Real Madrid);
- Fabrício Bruno (Cruzeiro);
- Gabriel Magalhães (Arsenal);
- Lucas Beraldo (PSG);
- Vanderson (Monaco);
- Wesley (Roma);
Meio-campistas
- André (Wolverhampton);
- Bruno Guimarães (Newcastle);
- Casemiro (Manchester United);
- João Gomes (Wolverhampton);
- Joeliton (Newcastle);
- Lucas Paquetá (Newcastle);
Atacantes
- Estêvão (Chelsea);
- Gabriel Martinelli (Arsenal);
- Igor Jesus (Nottingham Forest);
- Luiz Henrique (Zenit);
- Matheus Cunha (Manchester United);
- Richarlison (Tottenham);
- Rodrygo (Real Madrid);
- Vini Jr (Real Madrid).
Vini Jr., Rodrygo e Militão voltam
A convocação de Ancelotti marca os retornos de três jogadores do Real Madrid à Seleção Brasileira. O atacante Vini Jr. puxa a fila. Ele ficou fora da última convocação por estar suspenso para o jogo das Eliminatórias contra o Paraguai, o primeiro da última Data Fifa.
Já o zagueiro Éder Militão e o meia-atacante Rodrygo foram convocados pela primeira vez por Ancelotti – esta é a terceira convocação do italiano à frente do Brasil. Após um início irregular de temporada, a dupla está recuperada fisicamente e apta a atuar – o defensor levou uma pancada no jogo contra o Atlético de Madrid, no último sábado (27/9), mas nada que o impeça de defender a Seleção.
Desfalques da Seleção
Por lesões musculares, o Brasil não pode contar com alguns jogadores que frequentam ou frequentaram as convocações de Ancelotti.
São os casos do goleiro Alisson (Liverpool), dos zagueiros Alexsandro Ribeiro (Lille) e Marquinhos (PSG), do volante Andrey Santos (Chelsea) e do meia-atacante Raphinha (Barcelona).
Datas e horários dos amistosos do Brasil
- Coreia do Sul x Brasil – 10/10/25, às 8h (de Brasília), em Seul (Coreia do Sul)
- Japão x Brasil – 14/10/25, às 7h30 (de Brasília), em Tóquio (Japão)
Retrospecto de Ancelotti na Seleção Brasileira
O técnico Carlo Ancelotti dirigiu a Seleção Brasileira em quatro partidas, todas pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, a ser disputada nos Estados Unidos, no México e no Canadá.
Com o italiano no comando, o Brasil venceu duas partidas, empatou uma e perdeu outra – aproveitamento de 58,3% dos pontos disputados. Foram quatro gols marcados e um sofrido.
Ancelotti estreou na Seleção com empate com o Equador fora de casa. Depois, venceu Paraguai e Chile como mandante e perdeu para a Bolívia na altitude de El Alto.
Jogos da Seleção com Ancelotti
- Equador 0 x 0 Brasil – 5/6/25, no Estádio Monumental de Guayaquil, em Guayaquil, no Equador, pela 15ª rodada das Eliminatórias
- Brasil 1 x 0 Paraguai – 10/6/25, na Neo Química Arena, em São Paulo, no Brasil, pela 16ª rodada das Eliminatórias
- Brasil 3 x 0 Chile – 4/9/25, no Maracanã, no Rio de Janeiro, no Brasil, pela 17ª rodada das Eliminatórias
- Bolívia 1 x 0 Brasil – 9/9/25, no Estádio Municipal de El Alto, em El Alto, na Bolívia, pela 18ª rodada das Eliminatórias