A Seleção Brasileira segue a preparação para a Copa do Mundo de 2026. Nesta terça-feira (14/10), disputa amistoso contra o Japão, a partir das 7h30 (de Brasília), em Tóquio. A seguir, o No Ataque traz alguns dos principais detalhes da partida: onde assistir, escalações e mais.
O Estádio de Tóquio recebe jogos da primeira divisão do Japão. Na Copa do Mundo de 2002, a equipe da Arábia Saudita treinou no estádio. Além disso, há jogos de rugby na arena. Por ser multiuso, o local também recebe shows.
Ainda na série de amistosos preparatórios, o Brasil venceu a Coreia do Sul por 5 a 0 na última sexta-feira (10/10).
Japão e Brasil já estão classificados à Copa do Mundo
Tanto Coreia do Sul quanto Brasil já estão garantidos no Mundial de 2026. O torneio será disputado entre 11 de junho e 19 de julho do próximo ano. Serão três sedes: Canadá, Estados Unidos e México.
Japão x Brasil: onde assistir ao vivo
O duelo amistoso entre Japão e Brasil, nesta terça-feira (14/10), será transmitido ao vivo pela Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e Ge TV (YouTube).
- Globo (TV aberta)
- SporTV (TV fechada)
- Ge TV (YouTube)
Japão x Brasil: escalações
Japão
Apesar de já estar classificado à Copa, o Japão não vem de bons resultados em amistosos. A equipe ficou no 0 a 0 com o México e perdeu por 2 a 0 para os Estados Unidos na última Data Fifa, em setembro. Semana passada, empatou com o Paraguai por 2 a 2.
Contudo, o time comandado por Hajime Moriyasu tem um grande tabu pela frente: nunca venceu a Seleção Brasileira. No total, são 11 triunfos do Brasil e dois empates em 13 partidas disputadas. O atacante Mitoma, um dos destaque da seleção, não está à disposição por uma questão médica que não foi detalhada.
- Provável escalação do Japão: Zion Suzuki; Seko, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Ito, Sano, Tanaka e Nakamura; Minamino, Doan e Ogawa
Brasil
O técnico Carlo Ancelotti deve mexer em todos os setores da equipe para testar o maior número de jogadores no amistoso contra o Japão.
A tendência é que apenas três atletas que começaram o jogo contra a Coreia do Sul sejam titulares: Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Jr. Desses, o volante Bruno Guimarães foi o único titular da Seleção em todas as partidas sob o comando do treinador italiano.
Com isso, ele deve promover a entrada do zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro, que não foi utilizado no amistoso anterior. Ao lado dele, Beraldo pode ser a outra opção.
- Provável escalação do Brasil: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vini Júnior e Gabriel Martinelli.
Japão x Brasil: arbitragem
- Árbitro: Jong Hyeok Kim (KOR)
- Assistentes: Kyunyong Park (KOR) e Jongpil Jang (KOR)
Japão x Brasil: personagens
“Estou convencido que o time não pode jogar só de uma maneira, tem que jogar de diferentes maneiras. Não pode jogar só um sistema, tem que jogar com diferentes sistemas, porque temos a qualidade individual para fazer isso” – Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira
A convocação do Brasil
- Goleiros: Bento (Al-Nassr), John (Nottingham Forest) e Hugo Souza (Corinthians);
- Defensores: Caio Henrique (Monaco), Carlos Augusto (Internazionale) Douglas Santos (Zenit), Militão (Real Madrid), Fabricio Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Beraldo (PSG), Vitinho (Botafogo) e Paulo Henrique (Vasco);
- Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Joelinton (Newcastle) e Paquetá (West Ham);
- Atacantes: Estevão (Chelsea), Martinelli (Arsenal), Igor Jesus (Nottingham Forest), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid).