SELEÇÃO BRASILEIRA

Seleção Brasileira Feminina domina e goleia Portugal em último amistoso do ano

Brasil contou com brilho das atacantes e goleou Portugal por 5 a 0, nesta terça-feira (2/12), no Estádio Municipal de Aveiro, em amistoso

Dominante, o Brasil goleou Portugal por 5 a 0, nesta terça-feira (2/12), no Estádio Municipal de Aveiro, em Aveiro, Portugal, no último amistoso feminino do ano. A Seleção Brasileira contou com brilho das atacantes e, quando viu o jogo cair de rendimento, utilizou arma de bola parada. Os gols foram marcados por Gabi Zanotti, Ludmila, Dudinha, Isabela e Bia Zaneratto.

A primeira etapa foi de domínio do Brasil. Sem poder de reação, Portugal tentou se fechar, mas não conseguiu bloquear os passes precisos do meio de campo brasileiro. Com as jogadas criativas, a Seleção contou com velocidade para marcar três gols.

No segundo tempo, apesar de o ritmo ter diminuído em razão da larga vantagem, o Brasil aproveitou bem a chance de bola parada para ampliar. No apagar das luzes, Bia Zaneratto deixou o dela de pênalti, para fechar com chave de ouro a atuação superior das brasileiras.

Próximos jogos

A Seleção Brasileira volta a campo na primeira Data Fifa de 2026, que deve ser entre março e abril.

O jogo

O primeiro foi de superioridade do Brasil, que foi intenso e dominou as chances. O time abriu 3 a 0, enquanto Portugal deixou evidente a falta de competitividade e não conseguiu criar boas jogadas.

A Seleção começou a todo vapor. O gol saiu logo no primeiro lance. Dudinha recebeu passe de Duda Sampaio e avançou em velocidade pela direita. Ela cruzou com perfeição para encontrar Gabi Zanotti, que cabeceou na pequena área para abrir o placar: 1 a 0.

O Brasil seguiu dominante nas ações e esteve perto do setor ofensivo principalmente com Tainá Maranhão. Com o alto volume, Portugal teve problemas para aparecer no jogo. A equipe se concentrou na defesa e apostou nos contra-ataques, mas não levou muito perigo – as oportunidades que teve foram para fora ou facilmente defendidas por Lelê.

Não demorou para que a Amarelinha ampliasse. Gabi Zanotti colocou Ludmila para correr. A camisa 11 invadiu a área pela direita e, quase na linha de fundo, bateu cruzado, rasteiro: 2 a 0.

A Seleção foi bem nas infiltrações e conseguiu criar boas jogada, explorando os dois lados do campo. Além disso, ganhou na velocidade e na agilidade dos passes. Ludmila correu pelo lado direito e cruzou para Dudinha. De primeira, ela finalizou sem hesitar: 3 a 0.

A pressão seguiu até o fim. O Brasil ainda teve outra chance com Fê Palermo, que ficou cara a cara com a goleira, mas finalizou no tempo errado. A Seleção foi com a vantagem para o vestiário.

Segundo tempo

O segundo tempo não foi tão intenso quanto o primeiro. O ritmo foi mais lento, assim como as jogadas foram menos velozes. Portugal teve boa chance com Ana Capeta, que chegou atrasada para finalizar e por pouco não marcou. Do outro lado, o Brasil tentou pelos lados.

A Seleção também arriscou de longe, com Dudinha e Tainá Maranhão, mas a goleira de Portugal defendeu com segurança.

Foi na bola parada que o Brasil se deu melhor. Mesmo com a intensidade reduzida, a equipe brasileira seguiu dominando. Após cobrança de escanteio de Luany, Isabela cabeceou com precisão para ampliar: 4 a 0.

A partida seguiu pouco emocionante. Com controle da posse de bola, o Brasil se manteve dominante, mas sem arriscar muito. Já na reta final, Bruninha sofreu falta na área, e a árbitra assinalou pênalti. Bia Zaneratto bateu com segurança e converteu: 5 a 0.

BRASIL 5 X 0 PORTUGAL

Brasil

Lelê; Fê Palermo, Tarciane, Thais Ferreira e Yasmim (Isabela aos 26 do 2T); Brena (Vitória Yaya aos 15 do 2T), Duda Sampaio (Ary Borges aos 15 do 2T); Dudinha, Ludmila (Bruninha aos 38 do 2T), Tainá Maranhão (Luany aos 26 do 2T) e Gabi Zanotti (Bia Zaneratto aos 26 do 2T). Técnico: Arthur Elias

Portugal

Inês Pereira; Carolina Correia, Diana Gomes (Inês Meninas aos 46 do 2T), Carole Costa, Catarina Amado; Tatiana Pinto (Raquel Ferreira aos 46 do 2T), Fátima Pinto, Andreia Jacinto (Maísa Correia aos 41 do 2T); Lúcia Alves (Andreia Faria aos 41 do 2T), Jéssica Silva (Beatriz Fonseca aos 22 do 2T) e Carolina Santiago (Ana Capeta, no intervalo). Técnico: Francisco Neto

  • Gols: Gabi Zanotti aos 1 do 1T, Ludmila aos 16 do 1T, Dudinha aos 36 do 1T, Isabela aos 27 do 2T, Bia Zaneratto aos 44 do 2T (Brasil)
  • Cartões amarelos: Tarciane, Ludmila (Brasil), Carole Costa (Portugal)
  • Motivo: Amistoso
  • Data: 2/12/2025
  • Horário: 16h45
  • Local: Estádio Municipal de Aveiro, em Aveiro, Portugal
  • Árbitra: Riem Hussein
  • Assistentes: Anne Uersfeld e Melissa Joos
  • VAR: Katrin Rafalski
Compartilhe
Sair da versão mobile