O influenciador Felipe Neto voltou a criticar a forma com que a venda da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Atlético foi conduzida. Neste sábado, (7/12), ele relembrou um post que fez em 21 de julho de 2023, um dia após o Conselho do clube aprovar a transformação.
“Quando você olha a fundo como foi feita a SAF do Atlético chega a ficar arrepiado com o horror que é aquilo ali. Tipo de coisa que não vale nem mexer, porque se alguém mexer de verdade”, disse Felipe Neto, à época, sem entrar em detalhes.
O youtuber reafirmou a posição um ano e cinco meses depois, escrevendo “1 ano e meio atrás. Estão começando a mexer no vespeiro…”.
Protesto contra a SAF
Um grupo de torcedores do Atlético se reuniu em frente à sede do clube, no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite dessa sexta-feira (6/12). O alvo do protesto foi a SAF do Galo, gerida por Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães, Renato Salvador e Daniel Vorcaro.
A ação foi motivada, principalmente, pela insatisfação da torcida em relação à administração do clube, à compra da SAF e como os investimentos têm sido feitos.
Na temporada de 2024, além dos vice-campeonatos da Copa do Brasil (para o Flamengo, em 10 de novembro) e da Copa Libertadores (para o Botafogo, em 30 de novembro), o Galo entra na última rodada do Brasileiro com risco de queda para a Série B – veja a situação no fim da matéria.
A manifestação na porta da sede contou com aproximadamente 80 pessoas, que atenderam à convocação feita nas redes sociais. O movimento não teve presença de torcidas organizadas – a Galoucura havia marcado protesto para o sábado (7/12), mas desmarcou na noite dessa sexta-feira (6/12).
“Tomaram patrimônios e ainda desmontaram o elenco. $$$? Apenas utilizando o do clube para pagar juros do banco dos donos… Investigação já!”, dizia uma das faixas do protesto.
A venda da SAF do Atlético
A SAF do Atlético teve 75% das ações vendidas por R$ 913 milhões, sendo que R$ 313 milhões foram abatidos de dívida com a família Menin e Ricardo Guimarães.
Os principais gestores do clube no momento são Rubens Menin e Rafael Menin, seguidos por Daniel Vorcaro, Ricardo Guimarães e Renato Salvador.