ARENA MRV

Acústica da Arena MRV: Atlético avança, contrata empresa e tem prazo para fim de obras

Acústica da Arena MRV é alvo de críticas de boa parte da torcida do Atlético; clube trabalha para solucinonar problema
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

A torcida do Atlético alimenta grandes expectativas para se sentir cada vez mais “em casa” na Arena MRV, o novo estádio do clube em Belo Horizonte. Depois do gramado, o próximo ponto a ser trabalhado pelo Galo é a acústica do local.

O No Ataque apurou, nesta terça-feira (28/1), que o Atlético já contratou uma empresa para das início às obras relacionadas à acústica da Arena MRV. Os trabalhos começarão em fevereiro, e a expectativa do clube, em projeção conservadora, é de entrega em maio.

A primeira semana do próximo mês será de mobilização da equipe responsável. A obra ocorrerá paralalelamente à instalação do gramado sintético no estádio.

A mudança na acústica da Arena MRV

As telhas da Arena MRV têm furos que fazem com que o som emitido pelos torcedores “passe” e vá ao encontro da lã de rocha – material que impede com que o barulho ultrapasse os 95 decibéis previstos no licenciamento obtido junto à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para o funcionamento do estádio.

Em termos simples, as obras do Atlético passarão pela instalação de um material liso para “tapar” estes furos. A ideia, naturalmente, tende a promover maior retorno do som para as arquibancadas e, consequentemente, ao campo de jogo.

Em um primeiro momento, o trabalho ocorrerá somente nas telhas do setor Sul da Arena MRV. Tratam-se das arquibancadas que ficam à direita das cabines de transmissão, atrás do gol.

Serão instalados cerca de 5.400m² de chapas lisas de ACM. O material será colocado sobre as telhas e terá 3 mm de espessura.

Torcedores do Atlético na Arena MRV - (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Torcedores do Atlético na Arena MRV, em Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O que é ACM?

O Aluminium Composite Material (ACM, ou Material de Alumínio Composto, na tradução para o português) é formado por duas camadas de alumínio e um núcleo de polietileno. É leve, resistente e de fácil manuseio.

As chapas de ACM serão instaladas por alpinistas. O material promete solucionar os problemas de reverberação de som no setor Sul da Arena MRV.

Após testes, o Atlético identificou que as telhas de ACM tiveram desempenho amplamente superior para o atingimento do objetivo com a acústica. O clube também entendeu que o material garante maior agilidade no trabalho de instalação.

Obras no setor Sul da Arena MRV

O Atlético decidiu realizar obras somente no setor Sul da Arena MRV por entender que os trabalhos serão suficientes para promover “mudança significativa” na acústica do estádio, conforme disse uma fonte ao No Ataque.

Desde o fim de 2024, o clube concentra esforços para reunir todas as torcidas organizadas no setor Inter Sul. A maior parte delas ocupa o espaço, que está na arquibancada superior da Arena MRV.

Compartilhe