Se quiser aproveitar a janela de exceção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Atlético tem até a próxima sexta-feira (11/4) para realizar eventuais novas contratações no mercado da bola. Nesse domingo (6/4), ao ser novamente questionado sobre o elenco do Galo em entrevista coletiva, o técnico Cuca preferiu desconversar, mas fez alerta: “Já estamos com uma dificuldade”.
O atual elenco do Atlético tem sido tema de debate entre torcedores nas redes sociais, bem como em programas esportivos da imprensa mineira. Faltam peças de melhor nível para compor o grupo? O Galo deveria aproveitar a oportunidade da CBF para contratar atletas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro inscritos em estaduais? São algumas das questões que norteiam as discussões.
Cuca já tratou o tema de forma mais aberta em entrevistas anteriores, deixando evidente a percepção de que o Atlético precisa de mais reforços para brigar por novos títulos em 2025. Depois do empate com o São Paulo (0 a 0), no entanto, o treinador procurou abordar a questão de forma mais comedida, ainda que tenha avaliado o desfalque do zagueiro Lyanco como uma “dificuldade” para o próximo compromisso no Brasileirão.
“O elenco… Quanto mais forte ele for, maior a tua chance de vencer campeonatos que sejam de pontos corridos, com 38 jornadas. Estamos na segunda, perdemos o Lyanco e já estamos com uma dificuldade. Imagina na frente, quando vier convocação, suspensão, lesão?”
Cuca, técnico do Atlético
“Não é aqui (na coletiva) que a gente tem que falar sobre o elenco. Eu respeito a tua pergunta, mas internamente a gente tem discutido quanto a isso para poder qualificar um pouco mais o nosso elenco. O time é bom! Estou muito contente com o nosso time. Só que quanto mais opções você tiver, é melhor”, acrescentou o treinador paranaense.
Cuca já cobrou por reforços de forma veemente
Depois do duelo de ida na final do Campeonato Mineiro, em 8 de março, Cuca havia cobrado a diretoria alvinegra por reforços de forma mais veemente, ainda que indireta. Mesmo em fase invicta do Atlético na temporada, o técnico já enxergava necessidade de novas contratações.
“Não sei te responder se vamos aguentar a temporada inteira assim, porque um time não aguenta uma temporada assim. Um elenco sim. Por isso que a gente sempre pleiteia em ter elenco forte, não só time forte. Um campeonato de 38 rodadas, junto com Sul-Americana, Copa do Brasil e Estadual, tem um desgaste enorme”, frisou à época.

Por outro lado, depois da estreia pela Série A do Campeonato Brasileiro, em 29 de março, o treinador indicou que o clube só deve voltar ao mercado de forma mais incisiva na janela de transferências do meio do ano, que terá início em 10 de julho.
“De repente se não consegue trazer nessa janela, tem uma janela daqui a dois meses. Uma janela mais ampla, em que você pode ter jogadores diferenciados para poder dar aquele up que geralmente as equipes dão naquele momento”, destacou Cuca após a derrota para o Grêmio (2 a 1) na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
“Temos que ter paciência. São algumas jornadas em que nós podemos ficar sem reforços para o elenco, mas nosso time é bom. Então vamos valorizar e muito esse pessoal que está aí também”, acrescentou naquela oportunidade.
Próximos jogos do Atlético
O Atlético agora se prepara para enfrentar o Deportes Iquique, do Chile, pela segunda rodada do Grupo H da Sul-Americana. O duelo será disputado no Mineirão, a partir das 21h30 de quinta-feira (10/4).
Posteriormente, o Galo enfrentará o Vitória pela terceira rodada do Brasileirão. A partida também será no Gigante da Pampulha, mas a partir das 20h30 do domingo (13/4).