Em 2020, Sérgio Sette Câmara, então presidente do Atlético, ouviu do técnico Jorge Sampaoli um pedido inusitado. O argentino solicitou à diretoria do Galo a contratação de um astro do futebol mundial naquela temporada.
Sette Câmara relembrou a história em entrevista ao Debate Alvinegro, em junho de 2022. O ex-mandatário alvinegro assegurou que Sampaoli queria contar com o atacante sueco Zlatan Ibrahimović no elenco do Atlético.
“Ele fazia os pleitos dele, o (Alexandre) Mattos (diretor de futebol) olhava, falava com o Renato (Salvador) e o próprio Rafael (Menin). E eu, claro. A gente via o que cabia. Tinha pedido que não tinha condições… Aquele jogador de rabo de cavalo, o sueco. O Ibra!”, relembrou Sette Câmara.
“Chegou a falar isso com o Mattos, e ele me falou. Ai perguntei: ‘Ô Mattos, quanto um jogador desse ganha?’. Mas posso te falar um negócio? Futebol tem que pensar grande. Eu não conseguia montar um time sem a ajuda dos 4 Rs. Não tinha dinheiro. Trouxe Maicon Bolt? Tudo bem, trouxemos o Emerson também”, acrescentou o ex-presidente do Galo na ocasião.
Naquela oportunidade, Ibrahimović tinha 39 anos e defendia as cores do Milan, da Itália. A temporada europeia de 2020/2021 terminou com 17 gols e três assistências do sueco em 27 jogos. No ano seguinte, o atacante ganharia o Campeonato Italiano com os Rossoneros.
Tido como uma grande lenda do futebol neste século, Ibra hoje exerce o papel de dirigente e olheiro do Milan. Ao longo da carreira dentro das quatro linhas, conquistou 32 títulos e fez história.
Sampaoli no Atlético
Na primeira passagem pelo Atlético, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, Jorge Sampaoli contabilizou 26 vitórias, oito empates e 10 derrotas em 45 partidas, com aproveitamento de 63,7%.
À frente do Galo, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e foi terceiro colocado da Série A do Campeonato Brasileiro, com 68 pontos – três a menos que o campeão Flamengo.
Sampaoli foi um dos principais responsáveis pela montagem do elenco que viria a ter “ano mágico” em 2021. Na temporada seguinte, com Cuca no comando, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Nomes importantes do clube – como o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o meio-campista Nacho Fernández e o atacante Keno – foram pedidos diretos do argentino à diretoria. O alto nível de exigência do treinador foi decisivo para o início da era mais vitoriosa do Galo.
No regresso ao Atlético, Sampaoli alinhou o propósito de tornar o time novamente protagonista. Em função do projeto em longo prazo, as partes celebraram vínculo até dezembro de 2027.