O Atlético pode ficar sem uma competição internacional para disputar pela primeira vez desde 2012. Neste fim de semana, o Galo chega a última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro sob o risco de não conseguir uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2026. A seguir, o No Ataque apresenta o cenário que pode resultar neste novo drama para o clube mineiro.
Transcorridas 37 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Atlético ocupa a 13ª posição na tabela de classificação, com 45 pontos. Neste momento, o Galo é o último na zona que garante vagas na Sul-Americana de 2026 – obrigatoriamente, serão seis times brasileiros classificados para a competição.
É praticamente certo, de toda forma, de que o 14º colocado do Campeonato Brasileiro também garantirá vaga na Sul-Americana. Isso porque o campeão da Copa do Brasil, a ser definido somente no fim do ano, tem alta probabilidade de ter encerrado a Série A entre os 13 primeiros colocados – o que abriria uma “nova vaga” para a Sul-Americana via Brasileirão.
Em suma, o Atlético se preocupa em não encerrar a competição nacional na 15ª ou na 16ª posição para assegurar o direito de disputar o torneio continental outra vez em 2026. O caminho mais simples é por meio de uma vitória sobre o Vasco – que poderia levar o Galo até mesmo ao 10º lugar.
Os resultados que podem deixar o Atlético fora da Sul-Americana de 2026
No entanto, até mesmo se empatar com o Vasco, o Atlético estará ameaçado neste sentido. Caso isso ocorra, o Galo terá de torcer por tropeços de Santos (14º), Ceará (15º) e Fortaleza (16º). O Vitória (17º) também pode ultrapassar o time alvinegro na tabela, mas a chance de que isso ocorra é ínfima.
Se empatar com o Vasco, o Atlético irá aos 46 pontos e poderá ser ultrapassado por Santos, Ceará e Fortaleza. A combinação necessária para deixar o Galo fora da Sul-Americana seria a seguinte (apenas dois dos três resultados a seguir):
- Vitória do Santos sobre o Cruzeiro em casa;
- Vitória do Ceará sobre o Palmeiras em casa;
- Vitória do Fortaleza sobre o Botafogo fora de casa (tirando sete de saldo).
Já em caso de derrota para o Vasco, o Atlético seguirá com 45 pontos, podendo ser ultrapassado pelos mesmos times já citados. A combinação necessária para deixar o clube fora da competição continental seria (apenas dois dos três resultados a seguir):
- Vitória ou empate do Santos (desde que a derrota do Galo seja por dois gols de diferença);
- Vitória do Ceará;
- Vitória do Fortaleza.
Atlético na Sul-Americana: o que diz a UFMG?
Naturalmente, pelas combinações necessárias para que o contrário ocorra, é mais provável que o Atlético seja um dos classificados para a Sul-Americana de 2026. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Galo tem 61,7% de chances de disputar a competição continental na próxima temporada.
O último jogo do Atlético em 2025
O último jogo do Atlético nesta temporada será disputado contra o Vasco, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times medirão forças na Arena MRV, a partir das 16h do domingo (7/12).
O Galo é o 13° colocado do Brasileirão, com 45 pontos, enquanto o Cruzmaltino ocupa a 12ª posição, também com 45 – mas com duas vitórias a mais. O Atlético busca uma vitória para garantir vaga na Copa Sul-Americana de 2025 sem depender de outros resultados.