
O América ainda sonha com a classificação inédita às quartas de final da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. A situação, contudo, não é tão simples: as Spartanas terão prova de fogo pela frente. Isso porque nas duas últimas rodadas a equipe vai enfrentar adversários difíceis da parte de cima da tabela e precisa vencer para avançar.
Em oitavo lugar na tabela de classificação, com 16 pontos, o América está empatado com Bragantino (9°) e Grêmio (10°), mas supera os dois times no quesito gols marcados e número de vitórias, respectivamente. Ainda restam duas vagas às quartas de final. O sétimo colocado é o Bahia, que soma 20.
O líder absoluto é o Cruzeiro, com 35 pontos – são sete de diferença para o Corinthians, segundo colocado. Os outros times classificados são: São Paulo, Palmeiras, Ferroviária e Flamengo.
Os dois últimos confrontos das Spartanas são justamente contra equipes já classificadas: Flamengo e Ferroviária. Embora não precisem do resultado para a classificação, as equipes ainda podem brigar por uma melhor posição. Nas quartas, o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo e assim por diante.
Campanha do América
Pelo segundo ano consecutivo na Série A1, o América consolidou o trabalho da equipe feminina. Mesmo que ainda não seja uma potência e desponte como favorito e destaque, o time apresentou crescimento notável. Em 2024, o objetivo era permanecer na Primeira Divisão. Meta cumprida. Este ano, quer alçar voos maiores, mas a não classificação não é um pesadelo.
Em 13 jogos até aqui, são quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Sob o comando do técnico Jorge Victor, as Spartanas marcaram 17 gols e sofreram outros 17. O aproveitamento é de 41%.
Chances de classificação
Além de Bahia e América, outros quatro times brigam pelas duas vagas às quartas: Bragantino (16), Grêmio (16), Fluminense (15) e Internacional (14). Para não depender de outros resultados, o Coelho precisa vencer as duas últimas partidas.
Se perder ou empatar, o time vai ter que torcer contra as outras equipes.
Jogos do América
- 14ª rodada – 14/6 (sábado) – Flamengo x América – 17h – Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro
- 15ª rodada – 18/6 (quarta-feira) – América x Ferroviária – 15h – Arena Frimisa, em Santa Luzia