A jogadora Tamires apareceu em um vídeo em que brinca sobre um retorno ao futebol mineiro. A atleta do Corinthians com passagens pela Seleção Brasileira caminha para entrar no Cruzeiro, não o de Minas Gerais, mas sim em uma embarcação.
Nascida em Caeté, a lateral-esquerda deu seus primeiros passos rumo ao futebol profissional em Minas Gerais. Tamires iniciou sua carreira no Juventus, de São Paulo, mas mostrou acompanhar os projetos dos clubes capital na modalidade.
“Eu fiz o início da minha carreira em São Paulo e com 18 anos fui para o Atlético, onde teve um projeto bem legal com o técnico Wellison Bitencourt. Depois foi crescendo aos poucos e, hoje, a gente vê o Cruzeiro, o América e o Atlético desenvolvendo excelentes trabalhos já na Série A do Brasileiro”, disse Tamires em entrevista exclusiva ao No Ataque em junho de 2023.
Na ocasião, a jogadora não escondeu a felicidade com os projetos desenvolvidos no futebol mineiro: “Fico muito feliz por Minas Gerais estar pensando o futebol feminino de forma contínua, com planejamento a longo prazo, porque tenho certeza que muitas meninas têm o sonho de jogar no seu estado. Sei disso porque vejo muitas mineiras em São Paulo pois não tinham oportunidade de jogar no seu estado”.
O ano de 2024 marcará a primeira vez em que Atlético, América e Cruzeiro disputarão a elite do futebol feminino nacional juntos. A Série A-1 do Campeonato Brasileiro de 2024 será disputada entre os dias 17 de março e 22 de setembro.
Carreira de Tamires e passagem pelo futebol mineiro
Revelada no Juventus-SP, Tamires rodou por Santos, Charlotte Eagles (Estados Unidos) e Ferroviária antes de chegar ao Atlético em 2011. Ao fim daquele mesmo ano a lateral saiu para o Centro Olímpico e depois passou pelo Fortuna Hjørring (Dinamarca) e Corinthians.
A lateral também acumula convocações para a Seleção Brasileira. Ela tem no currículo três Copas do Mundo (2015, 2019 e 2023), três Copas América (2014, 2018 e 2022), dois Jogos Olímpicos (2016 e 2020) e um Pan-Americano (2015).
Aos 36 anos, Tamires tem uma carreira vitoriosa no futebol feminino com os títulos de três Libertadores, duas Supercopas do Brasil e cinco Campeonatos Brasileiros. Com a camisa da Seleção ela levou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Buenos Aires.