O Cruzeiro perdeu a invencibilidade no Campeonato Brasileiro Feminino A1 ao ser superado pela Ferroviária por 1 a 0. As equipes se enfrentaram nesta sexta-feira (29/3), na Arena Fonte Luminosa, em Ararquara, no interior de São Paulo, pela quarta rodada da competição.
A Raposa se complicou ao ter a volante Rebeca expulsa aos 10 minutos da etapa final. Ela cometeu falta em Mylena Carioca, atacante da Locomotiva, ao tentar impedir um contragolpe. A árbitra Charly Wendy Straub Deretti mostrou o cartão vermelho direto à camisa 5 celeste, que, minutos antes, quase marcou um golaço em chute de longa distância.
A falta favorável à Ferroviária era frontal à meta de Taty Amaro. E o time da casa tinha a camisa 10 Micaelly, especialista na bola parada. A armadora cobrou no canto esquerdo e contou com um pouco de sorte para marcar, já que a bola tocou na trave, nas costas da goleira do Cruzeiro e entrou. Foi o terceiro gol dela em tiros livres no Brasileirão.
Com uma atleta a menos, as Cabulosas não tiveram forças para assustar as adversárias. Assim, a Ferroviária segurou o placar que lhe fez chegar a oito pontos, na quarta posição. O Corinthians, primeiro colocado, soma nove pontos e encara o Internacional nesta noite, às 21h30, na Neo Química Arena.
Próximos jogos
Com sete pontos no Brasileirão Feminino (5º lugar), o Cruzeiro volta a campo diante do Real Brasília, no dia 13 de abril (sábado), às 16h. O duelo ocorrerá no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Já a Ferroviária receberá o Fluminense no domingo, 14 de abril, às 16h, na Fonte Luminosa, em Araraquara. As Guerreiras Grenás são as atuais vice-campeãs do torneio – foram batidas pelo Corinthians na final em 2023.
FERROVIÁRIA 1X0 CRUZEIRO
FERROVIÁRIA: Luciana; Katiuscia, Luana Sartório, Rafa Soares e Barrinha; Duda Santos, Cris e Micaelly (Raquel Domingues); Aline Gomes (Lelê), Mylena Carioca e Neném (Júlia Beatriz). Técnica: Jéssica Lima
CRUZEIRO: Taty Amaro; Isa Fernandes, Camila Ambrózio (Daiana Farías), Vitória Calhau e Ana Clara; Rafa Andrade (Rebeca), Carol Soares (Paloma Maciel) e Mari Pires; Byanca Brasil, Fabiola Sandoval (Luana Lima) e Marília (Vanessinha). Técnico: Jonas Urias
Gol: Micaelly, aos 12 minutos do 2T (Ferroviária)
Cartão amarelo: Lelê, Katiuscia (Ferroviária); Fabiola Sandoval, Paloma Maciel (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Rebeca (Cruzeiro)
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara-SP
Data: sexta-feira, 29 de março de 2024
Árbitra: Charly Wendy Straub Deretti (SC)
Assistentes: Leandra Aires Cossette e Marcela de Almeida Silva
Público: 331
Renda: R$ 3.035,00
Jogos do Cruzeiro no Brasileirão Feminino
- 16/3 – Cruzeiro 1×1 São Paulo
- 19/3 – Flamengo 1×2 Cruzeiro
- 23/3 – Cruzeiro 3×1 Internacional
- 29/3 – Ferroviária 1×0 Cruzeiro
Campanha de momento: sete pontos em quatro jogos (duas vitórias, um empate, uma derrota; seis gols marcados, quatro sofridos)
Regulamento da competição
O Brasileirão Feminino A1 2024 conta com 16 clubes, que se enfrentam em turno único na primeira fase, totalizando 15 rodadas. Os oito mais bem colocados avançam às quartas de final, e os quatro últimos caem de divisão.
Haverá jogos de ida e volta em todas as fases de mata-mata, com previsão de disputa por pênaltis em caso de empate no placar agregado. O campeão pode acumular até R$ 2 milhões em premiação.