Pela primeira vez, Byanca Brasil vestirá a camisa da Seleção Brasileira. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, a atacante do Cruzeiro detalhou o momento da convocação e se abriu em relação ao sonho de defender a equipe nacional em uma Olimpíada.
Na manhã de 10 de maio, a capitã da Raposa estava prestes a iniciar a realização de um sonho. Byanca aguardava ansiosamente a convocação de Arthur Elias. O técnico da Seleção Brasileira tinha o compromisso de divulgar a lista com as 26 jogadoras selecionadas para vestir a camisa amarela em dois amistosos contra a Jamaica, em 1º/6 e 4/6.
O sonho se tornou realidade
Eu realmente não sabia de nada. Estava almoçando, na Toca, junto com as meninas. Coloquei a convocação só no meu ouvido. Eu pensei ‘ah, cara, ninguém precisa saber se meu nome não estiver lá. Para não ficar aquele clima ruim'”, detalhou a camisa 10 do Cruzeiro em entrevista exclusiva ao No Ataque.
Para alegria de Byanca e de todo o elenco celeste, o nome da atacante constava na lista e foi pronunciado pelo treinador da Seleção Brasileira.
“Quando começou a falar os nomes, todo mundo ligou o celular. Eu olhei e falei ‘meu Deus, se eu não for, já era’. Também estávamos na expectativa da Taty Amaro ir. Quando o nome dela não foi, eu falei ‘sobrou só para mim. Se eu não for, vai ficar todo mundo com cara de gol contra’. Mas, graças a Deus, meu nome foi anunciado, foi o terceiro nome, aí deu aquele alívio. Ao mesmo tempo eu não estava acreditando, porque realmente é um sonho não da Bianca de agora, mas da minha família”, completou.
O desejo também não é só da família de Byanca, e sim da menina que começou a jogar bola aos oito anos de idade: “O tempo vai passando, e a gente vai esquecendo os sonhos de criança. As coisas na vida vão acontecendo, a gente atropela e acaba esquecendo do porquê você começou, acho que todo mundo tem o seu porquê, e o meu desde o início, desde quando eu comecei a jogar futebol, vendo a Cristiane e a Marta na Seleção, era chegar na Seleção”.
Na Seleção Brasileira, a atacante terá a oportunidade de dividir espaço com as ídolas, já que Marta e Cristiane também foram convocadas por Arthur Elias.
Agora, segundo Byanca Brasil, o momento é de desfrutar a oportunidade e brigar por uma vaga na Olimpíada de Paris’2024.
Estou indo com um sentimento muito leve. Pressão eu vivi durante esses quatro anos, quando comecei a entender o ser atleta. Foi muito difícil abrir mão de muita coisa, mudar minha alimentação, dar prioridade para o sono, para assistir a um jogo e entender melhor o tático. Este momento é muito leve, até porque é minha primeira convocação para a Seleção Brasileira. Então, eu não tenho essa responsabilidade, mas, obviamente, eu vou buscar espaço na Olimpíada. Seria um grande sonho
Byanca Brasil, atacante do Cruzeiro, em entrevista ao No Ataque
Relação de Byanca Brasil e Arthur Elias
Entre janeiro de 2016 e outubro de 2017, Byanca Brasil atuou pelo Corinthians. No período, Arthur Elias comandou a equipe paulista. Juntos, conquistaram uma edição da Copa do Brasil (2016) e uma da Copa Libertadores (2017).
A gente tem um técnico que é muito respeitado por todas. Multicampeão. Me ensinou muito, tenho muita confiança, não porque eu estou indo para a Seleção, mas sim por conhecer o trabalho dele e saber o quanto ele também trabalhou para ter essa oportunidade. Acho que todas as atletas no Brasil veem uma esperança no Artur, pelo entendimento dele. Estamos em boas mão. Agora é ter um longo período de trabalho, mas buscando títulos
Byanca Brasil, atacante do Cruzeiro, em entrevista ao No Ataque
Byanca Brasil no Cruzeiro
Byanca Brasil chegou ao Cruzeiro rodeada de expectativas, em janeiro de 2023. A camisa 10 entregou em campo. Encerrou a primeira temporada como artilheira da Raposa e com o troféu do Campeonato Mineiro.
Neste ano, ajudou o Cruzeiro a alcançar a primeira final de um torneio nacional – da Supercopa. No Campeonato Brasileiro, Byanca lidera o elenco rumo à classificação ao mata-mata.
Na atual temporada, entrou em campo 14 vezes, balançou a rede em oito oportunidades e distribuiu cinco assistências.
Títulos de Byanca Brasil
Além da Copa do Brasil de 2016, da Libertadores de 2017 e do Mineiro de 2023, Byanca Brasil já conquistou uma edição do Campeonato Gaúcho (2020), uma do Campeonato Paulista (2022) e outra da Libertadores (2022).
Amistosos da Seleção Brasileira
- Brasil x Jamaica – 1º/6 (sábado) – 17h – Arena de Pernambuco
- Brasil x Jamaica – 4/6 (terça-feira) – 20h – Fonte Nova