A derrota por 2 a 1 para o Bragantino, nesta quarta-feira (21/8), pela 15ª e última rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, não abalou o Cruzeiro. Classificadas ao mata-mata com uma rodada de antecedência, as Cabulosas avançaram com campanha histórica e já conhecem as adversárias das quartas de final.
Campanha histórica na 1ª fase
Em 2023, quando o Cruzeiro encerrou a primeira fase do Brasileiro em oitavo lugar, fez a melhor campanha da história da equipe no torneio até então. E muita coisa mudou. Para melhor. O clube, que olha cada vez mais para a modalidade feminina, seguiu se reforçando para desbravar novos ‘territórios’.
Além do trabalho fora de campo, desenvolvido principalmente por Kin Saito, diretora de futebol feminino, e Bárbara Fonseca, coordenadora, o Cruzeiro realizou mudanças no que diz respeito à equipe. Incrementou a comissão técnica – destaque para a chegada do técnico Jonas Urias e da auxiliar Vantressa -, reforçou o elenco, disponibilizou os espaços da Toca da Raposa I e II para as atletas, fechou contrato com patrocinadores, entre outros.
O esforço deu resultado. Neste ano, as Cabulosas se garantiram nas quartas de final em quinto lugar, com 24 pontos, e ultrapassaram a campanha de 2023. Foram sete vitórias, três empates e cinco derrotas. Em um dos triunfos, está goleada avassaladora sobre o Corinthians (7 a 2, no Castor Cifuentes, pela 15ª rodada).
Cruzeiro nas quartas de final
Não há muito tempo para celebrar. Isso porque, de acordo com a Confederação Feminina de Futebol (CBF), os jogos de ida pelas quartas de final do torneio estão previstos para este domingo (25/8). Já as partidas de volta estão marcadas para 28 de agosto.
O adversário do Cruzeiro é o Palmeiras, quarto colocado, com 28 tentos. A equipe paulista triunfou em nove partidas, perdeu em uma e tropeçou em cinco.
Em caso de vitória e classificação, as Cabulosas avançarão à semifinal, fato inédito para o clube.
A entidade que rege o futebol brasileiro ainda não divulgou os horários dos confrontos pelas quartas de final.
- Jogos de ida: 25/8
- Jogos de volta: 28/8
Outros duelos
Os duelos das quartas de final são determinados pelo cruzamento olímpico. Isto é: o primeiro colocado geral encara o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro mede forças com o sexto e o quarto duela com o quinto.
- Corinthians (1º) x Bragantino (8º)
- Ferroviária (2º) x Internacional (7º)
- São Paulo (3º) x Grêmio (6º)
- Palmeiras (4º) x Cruzeiro (5º)
As equipes dispostas à esquerda têm a vantagem de decidir em casa justamente pela campanha superior. Sendo assim, o Cruzeiro será o mandante da primeira partida contra o Palmeiras.