
As Cabulosas seguem embaladas! O Cruzeiro venceu a Ferroviária com autoridade por 3 a 1, neste sábado (17/5), no Castor Cifuentes, em Nova Lima pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. A vitória mantém a campanha espetacular da Raposa, que encaminhou a classificação às quartas de final.
O Cruzeiro saiu na frente com Gaby Soares, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Nat Vendito deixou tudo igual. Depois, as Cabulosas aumentaram o ritmo e souberam controlar a posse de bola. A chance veio com a bola parada: Letícia balançou as redes e depois Rafa Soares ampliou, com gol contra.
Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 29 pontos, na liderança e disparou. A Ferroviária, segunda colocada, tem 21 e pode cair posições a depender de outros resultados da rodada.
O cenário era todo propício ao Cruzeiro. Líder invicto do Brasileiro, chegou ao Castor Cifuentes recepcionado pela torcida, que desceu à Região Metropolitana em caravana realizada pela Desorganizada Cabulosa, dedicada exclusivamente à equipe feminina.
Emocionadas com o suporte, as atletas prometeram ambição. Capitã, Byanca Brasil quase dispensou o aquecimento – entre muitas aspas – por ter se sentido pronta para entrar em campo naquele momento.
Em campo, a resposta à torcida. O time segue sonhando com o título inédito do Brasileiro Feminino. Já que a classificação parece quase certa.
Próximos jogos
O Cruzeiro volta a campo para enfrentar o Palmeiras, na quinta-feira (22/5), às 16h, na Arena Barueri, pela 12ª rodada do Brasileiro.
Já a Ferroviária pega o Juventude, na quarta-feira (21/5), às 19h, na Fonte Luminosa, também pela 12ª rodada.
O jogo
Nos minutos iniciais do primeiro tempo só deu Cruzeiro. Letícia Ferreira, Pri Back e Byanca tentaram, até que, aos 13 minutos, na base da insistência, Gaby Soares converteu. O time roubou a bola na intermediária e envolveu a marcação com a troca de passes. Depois do bate rebate, a camisa 95 arrematou: 1 a 0.
O segundo gol esteve próximo. Aos 22 minutos, Letícia Ferreira recebeu cruzamento rasteiro e se antecipou a defensora. A atacante não bateu bem e viu a bola passar ao lado da trave.
A parcial parecia controlada, mas as Cabulosas viram a Ferroviária subir a marcação para buscar o resultado. As paulistas apostaram em cruzamentos e passes longos para quebrar as linhas. Arrancaram suspiros da torcida cruzeirense, mas não buscaram o empate.
Antes da pressão, as mandantes precisaram lidar com perca importante. Ainda aos 19 minutos, Byanca Brasil sentiu dores no tornozelo ao tentar drible de corpo. A camisa 10 recebeu atendimento em campo, mas não conseguiu continuar. Patrícia Sochor a substituiu.
No tempo restante, o Cruzeiro recuperou o controle e voltou a ocupar o setor ofensivo. Poderia ter ampliado, se não fosse a falta de capricho nos momentos decisivos.
Segundo tempo
Apesar de ter construído a primeira grande chance do segundo tempo, o Cruzeiro voltou do intervalo desatento. No primeiro vacilo, viu finalização das visitantes passar rente ao travessão. No segundo, Camila salvou. No terceiro, a bola entrou. Aos sete minutos, a Ferroviária trocou passes na intermediária, Nat Vendito passou pelas costas da marcação e, cara a cara com a arqueira, bateu cruzado. A redonda ainda tocou a trave antes de entrar: 1 a 1.
Instantaneamente, a Ferroviária cresceu. Aproveitou o momento de confiança para criar oportunidades. O Cruzeiro, por sua vez, parece ter perdido o fôlego. Investiu em lances pela esquerda, principalmente com Gisseli, mas pecou nos passes.
Justamente para ter mais perna, Jonas Urias promoveu alterações do meio para frente. Marília, recém-acionada, puxou jogada de contra-ataque que culminou em falta em Bedoya na entrada da área. Letícia se posicionou para bater e parece ter colocado a bola com as mãos no canto direito de Luciana. Gol celeste e gritos de ‘eu tô maluco’ na arquibancada: 2 a 1.
Embaladas pela torcida, as Cabulosas recuperaram o controle da partida. Mais uma vez, apostaram na velocidade de Marília, e obtiveram resultado. A atacante desceu pela direita e cruzou. Na intenção de tirar, Rafa Soares mandou contra a própria meta: 3 a 1.
A partir de então, as mandantes não só administraram o marcador, como estiveram próximas de fazer o quarto.
O Cruzeiro manteve a invencibilidade, somou três pontos, chegou aos 29 e encaminhou a classificação às quartas de final. Esta já é a melhor campanha das Cabulosas na primeira fase do torneio nacional.
CRUZEIRO 3 X 1 FERROVIÁRIA
Cruzeiro
Camila; Paloma Maciel, Camila Ambrózio, Isa Chagas; Bedoya, Pri Back (Gaby Rodríguez aos 19 do 2T), Gabi Soares, Letícia Alves (Marília aos 19 do 2T), Gisseli (Ana Clara aos 18 do 2T); Byanca Brasil (Patrícia Sochor aos 23 do 1T) e Letícia Ferreira (Giovanna Oliveira aos 39 do 2T). Técnico: Jonas Urias
Ferroviária
Luciana; Katiuscia, Luana, Andressa (Rafa Soares aos 17 do 1T), Fátima; Nicoly (Raquel aos 33 do 2T), Millene (Mylena Carioca aos 33 do 2T), Micaelly; Júlia Beatriz (Catyellen aos 15 do 2T), Darlene e Vendito. Técnico: Jéssica de Lima
- Gols: Gaby Soares aos 13 do 1T, Letícia aos 23 do 2T, Rafa Soares aos 29 do 2T (contra) (Cruzeiro), Vendito aos 7 do 2T (Ferroviária)
- Cartões amarelos: Camila Ambrózio, Paloma Maciel, Patrícia Sochor (Cruzeiro), Fátima Dutra, Luana (Ferroviária)
- Motivo: 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Local: Castor Cifuentes, em Nova Lima
- Data: 17/05/2025
- Horário: 17h
- Árbitra: Tainan Bordignon Somensi
- Assistentes: Erica Mara da Silva Lopes e Caroline Costa Silva