CRUZEIRO

Cruzeiro trabalha para ter Byanca Brasil, Vitória Calhau e Vanessinha no mata-mata do Brasileiro

Bárbara Fonseca, diretora de futebol feminino do Cruzeiro, detalhou que o Cruzeiro tem planos de esvaziar o departamento médico até agosto

O Cruzeiro tem planos de esvaziar o departamento médico até o início do mata-mata da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino, revelou Bárbara Fonseca, diretora de futebol feminino do clube, em entrevista ao No Ataque. O time celeste trabalha para ter a zagueira Vitória Calhau e as atacantes Byanca Brasil e Vanessinha (que ainda lidam com lesões) para as quartas de final, previstas para meados de agosto.

Vitória Calhau rompeu o ligamento colateral medial do joelho esquerdo em abril deste ano e trata de forma conservadora, mesmo método escolhido pela equipe médica para Byanca Brasil, que sofreu lesão ligamentar no tornozelo esquerdo no triunfo por 2 a 1 sobre a Ferroviária, em 17 de maio, pela 13ª rodada do torneio nacional.

Vanessinha, por sua vez, passou por cirurgia no tornozelo direito devido a trauma sofrido durante treinamento ainda em janeiro.

O tratamento de Byanca Brasil

Byanca Brasil deixou o gramado do Castor Cifuentes no primeiro tempo do duelo com a Ferroviária às lágrimas, após disputa de bola com Fátima Dutra, lateral-esquerda.

O momento resgatou um trauma na camisa 10 da Raposa. Isso porque, no ano passado, a atacante não integrou o elenco celeste nos confrontos com o Palmeiras, pelas quartas de final da Série A1, devido a uma lesão na panturrilha. A equipe paulista venceu a primeira partida por 2 a 1 e bastou empate por 2 a 2 na volta para avançar à semifinal.

Bárbara Fonseca detalhou o processo pelo qual Byanca Brasil passa. Segundo a diretora, a atleta não respondeu bem ao primeiro tratamento e, por isso, a equipe médica optou por uma segunda estratégia.

Desta vez, conta, os resultados têm animado.

“Ela tem um trauma, uma lesão aguda no ligamento. Iniciamos uma primeira tentativa de tratamento que não respondeu muito bem. Ela está no segundo momento de um tratamento conservador, e a gente vai avançar por alguns dias. Teve uma melhora significativa na neutralização da dor. Ela já não sente tanta dor como antes, o que pode significar uma cicatrização avançada. A gente precisa de mais alguns dias nesse tratamento para voltar a repetir o exame e ver como está a condição dela”, explicou.

De acordo com Bárbara Fonseca, o momento do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro dá tranquilidade para o departamento médico “trabalhar Byanca sem pressa e entregá-la nas fases finais na melhor condição”.

Cruzeiro no Brasileiro

Líder do Brasileiro, com 32 pontos, 10 vitórias e dois empates, o Cruzeiro já está garantido no mata-mata. Almeja, agora, confirmar a classificação como líder geral. Para isso, basta somar três pontos nos próximos três compromissos: contra 3B da Amazônia, Sport e Corinthians, nessa ordem.

O duelo com o 3B da Amazônia, que abre essa sequência, será neste sábado (7/6), às 15h, na Arena Gregorão, em Contagem, pela 13ª rodada.

Caso avancem em primeiro lugar, as Cabulosas enfrentarão o oitavo colocado nas quartas de final. Além disso, poderão mandar as partidas de volta do mata-mata como mandante.

No segundo jogo da final, atua em casa a equipe que tiver a melhor campanha em todas as fases.

Datas-base do Brasileiro

  • Primeira fase: 22 de março a 18 de junho
  • Quartas de final: 10 e 17 de agosto
  • Semifinais: 24 e 31 de agosto
  • Finais: 7 e 14 de setembro
Compartilhe