
O Cruzeiro jogará a volta das quartas de final da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino no Independência, em Belo Horizonte, contra o Bragantino, em confronto previsto para 17 de agosto. Pela campanha regular na primeira fase, o clube estrelado espera atrair a torcida e persegue recorde de público do futebol feminino de clubes em Minas Gerais.
Em 19 de novembro de 2021, quando o Atlético derrotou o Cruzeiro nos pênaltis e levantou a taça do Campeonato Mineiro, 7.829 torcedores marcaram presença no Mineirão. Desde então, esse é o maior número de fãs em um confronto entre equipes femininas no estado.
Na fase classificatória (36 pontos, 11 vitórias, três empates e uma derrota), as Cabulosas mandaram jogos no Castor Cifuentes (capacidade para 5.160 torcedores), em Nova Lima, e na Arena Gregorão (1.179), em Contagem.
Segundo borderôs divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em apenas uma oportunidade, na goleada por 5 a 1 sobre o 3B, pela 13ª rodada, o Cruzeiro colocou mais de mil torcedores nas arquibancadas – exatamente 1.074 fãs, no Gregorão.
No Independência, localizado no Bairro Horto, a Raposa espera vivenciar cenário diferente – também pela campanha regular e quase invicta da equipe. Em entrevista ao No Ataque, Bárbara Fonseca, diretora de futebol feminino, projetou o mata-mata.
“Aprecio muito a estrutura ali (do Independência), parece que a torcida está dentro do campo. A possibilidade de vê-lo cheio nos leva para um lugar de muita emoção e vai ser um sonho realizado”, disse.
Públicos do Cruzeiro no Brasileiro de 2025
- Cruzeiro 4 x 3 Grêmio – 1ª rodada – 800 torcedores no Castor Cifuentes
- Cruzeiro 4 x 0 Juventude – 4ª rodada – 910 torcedores na Arena Gregorão
- Cruzeiro 2 x 1 Bragantino – 7ª rodada – 720 torcedores na Arena Gregorão
- Cruzeiro 1 x 1 Flamengo – 8ª rodada – 912 torcedores no Castor Cifuentes
- Cruzeiro 1 x 0 Bahia – 10ª rodada – 324 torcedores na Arena Gregorão
- Cruzeiro 3 x 1 Ferroviária – 11ª rodada – 876 torcedores no Castor Cifuentes
- Cruzeiro 5 x 1 3B – 13ª rodada – 1.074 torcedores no Gregorão
- Cruzeiro 1 x 1 Sport – 14ª rodada – 471 torcedores no Castor Cifuentes
Cruzeiro também quer jogar no Mineirão
Para a fase final do Brasileiro, o Cruzeiro deixou claro em entrevista ao No Ataque a vontade de mandar partidas no Mineirão ou no Independência. Como o Gigante da Pampulha não tinha data para abrigar o confronto de volta contra o Bragantino, o clube recorreu ao estádio localizado no Horto.
Considerando que a Raposa avance, nas datas bases estipuladas pela CBF, o Mineirão sediará outros eventos não relacionados ao futebol, o que inviabiliza, por ora, a realização de partidas.
Bater o martelo para descartar o estádio ainda não é opção, já que pode acontecer de as datas sofrerem alterações por diferentes motivos, incluindo a solicitação das detentoras de transmissão ou o Cruzeiro mandar jogo de ida (a depender da campanha do adversário em questão).
Seleção no Mineirão: recorde de público
O recorde mencionado nos primeiros parágrafos diz respeito a jogos entre clubes. Na Olimpíada de 2016, o Brasil recebeu a Austrália no Mineirão pelas quartas de final, empatou sem gols e venceu nos pênaltis por 7 a 6. Naquele 12 de agosto de 2016, 52.660 torcedores marcaram presença no Gigante da Pampulha – o recorde do futebol feminino no estado.