Ídola, capitã e um dos principais nomes do Cruzeiro, Byanca Brasil não segurou as lágrimas quando a árbitra Rejane Caetano da Silva apitou o fim do confronto com o Bragantino. Neste domingo (17/8), as Cabulosas derrotaram o Massa Bruta por 2 a 0, no Independência, em Belo Horizonte, e garantiu vaga inédita na semifinal da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino.
“Ninguém vai entender o que significa vestir essa camisa pra mim. Sempre darei a vida por esse clube. Hoje o choro é de alívio. Merecemos e trabalhamos muito pra viver esse momento…e o coletivo fez a diferença mais uma vez”
Byanca Brasil, atacante do Cruzeiro
- Leia também: Técnico do Cruzeiro destaca trabalho mental para retomada: ‘Não é fácil mexer em feridas’
A história de Byanca Brasil no Cruzeiro
Acreditando em um projeto recente, iniciado em 2019, Byanca Brasil, que já carregava vasta experiência no futebol profissional, assinou contrato com o Cruzeiro em 2023.
Na primeira temporada, a camisa 10 se fez essencial na classificação inédita da Raposa às quartas de final do Brasileiro e também levantou a taça do Campeonato Mineiro. Ali, a atacante se tornou o rosto do Cruzeiro.
Em 2024, Byanca Brasil se consolidou ainda mais na posição. Liderou a equipe à final da Supercopa Feminina – vencida pelo Corinthians -, contribuiu para o avanço do clube estrelado ao mata-mata do Brasileiro em quinto lugar, superando a campanha anterior, e novamente ergueu o troféu do Estadual.
Neste ano, apesar de viver uma temporada menos artilheira, a camisa 10 não negocia o papel fundamental de liderança. Ao lado das companheiras, participou da melhor campanha da Raposa no Brasileiro: um primeiro lugar, com 36 pontos, 11 vitórias, três empates e uma derrota. Diante do Bragantino, outro feito. Pela primeira vez, o Cruzeiro passou pelas quartas de final do torneio nacional.
Feito inédito para o Cruzeiro no Brasileiro
O Cruzeiro, que não vencia há quatro partidas (desde a penúltima rodada do Brasileiro), reencontrou-se. Arastou 5.799 torcedores ao Independência e fez história.
Na próxima fase, o adversário é o Palmeiras. Mineiras e paulistas se enfrentarão em 24 e 31 de setembro. O primeiro jogo deve ser na Arena Barueri, na cidade homônima. O segundo será no Independência, na capital mineira, com mando do Cruzeiro por ter melhor campanha no torneio.