O Cruzeiro está na semifinal da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. Neste domingo (17/8), o time mineiro venceu o Bragantino por 2 a 0 no jogo de volta das quartas de final, no Independência, em Belo Horizonte (MG). Os gols da vitória e classificação celeste foram marcados por Leticia e Gisseli.
Mais de 5 mil torcedores compareceram às arquibancadas para empurrar o clube rumo à semifinal. Gabriel Barbosa e Lucas Silva, jogadores do time masculino do Cruzeiro, também marcaram presença na decisão.
Essa é a primeira vez que a Raposa chega à semifinal da competição nacional. Em 2023, as Cabulosas avançaram ao mata-mata em oitavo lugar e pararam nas quartas para o Corinthians. No ano passado, a Raposa passou em quinto e não conseguiu superar o Palmeiras nas quartas de final.
Como foi Cruzeiro x Bragantino?
O Cruzeiro começou o confronto chamando a responsabilidade e indo para o ataque, com boa chegada já no primeiro minuto de jogo. A partir de então, criou boas oportunidades, mas as Cabulosas pareciam nervosas e pecaram em algumas trocas de passes, tanto no meio-campo quanto na parte final do gramado.
Do outro lado, o Bragantino tentou imprimir mais volume de jogo, aproveitando os espaços deixados pela Raposa.
Após a metade do cronômetro, o nervosismo cruzeirense começou a esvair, com a Raposa colocando mais a bola no chão e trabalhando mais as jogadas. Não à toa, aos 28 minutos, colocou a goleira para trabalhar em bom chute.
Mesmo com a melhora, a Raposa seguiu cometendo alguns erros. Inclusive, o Bragantino também teve chance de inaugurar o marcador após erro na saída de Camila Rodrigues e pequena confusão na área. Após recomposição celeste, a defesa acompanhou o lance, a bola triscou a trave e saiu pela linha de fundo.
Em resumo, um primeiro termo morno, com chances e erros para os dois lados e 0 a 0 no placar.
No segundo tempo, o Bragantino teve a primeira chance, com uma bela cobrança de falta de Carol Tavares. A goleira celeste chegou a tocar na bola, que bateu no travessão. Placar inalterado.
O Cruzeiro não perdeu tempo. Minutos depois, Leticia Ferreira aproveitou rebote de Thalya, emendou para o gol e abriu o marcador no Independência.
Após o gol, o jogo ganhou ainda mais movimento. O Bragantino, precisando de um gol para levar a disputa para os pênaltis, saiu para o ataque. Consequentemente, deixou mais espaços ao Cruzeiro, que aproveitou para criar oportunidades.
Não à toa, criou boas chances de ampliar o marcador, colocando Thalya para trabalhar. O segundo gol não demorou a chegar. Após bela jogada e troca de passes, Isabela arriscou de longe, a goleira adversária defendeu e soltou bola, que sobrou para Gisseli mandar para o fundo das redes.
O Cruzeiro seguiu no ataque e segurando a posse de bola. Foi assim na parte final do duelo. O Bragantino até tentou uma reação, mas sem sucesso. Vitória celeste com classifiação inédita.
Quando será a semifinal?
Ainda não é possível cravar quando o Cruzeiro volta a campo para disputar a semifinal contra Palmeiras. Os duelos de ida e volta devem ocorrer entre os fins de semana de 23 de agosto e 6 de setembro, já que a final está prevista para o dia 14 do próximo mês.
Em breve, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinará as datas, os horários e os locais das partidas. Por enquanto, sabe-se que as Cabulosas têm a vantagem de mandar o segundo confronto por ter melhor campanha na Série A1.
CRUZEIRO X BRAGANTINO
Cruzeiro
Camila Rodrigues, Isa Chagas, Paloma Maciel e Vitória Calhau; Gisseli (Letícia Alves (36′ 2T), Gaby Soares (Gaby Rodríguez 16′ 2T), Bedoya e Byanca Brasil; Marília (Camila Ambrózio 28′ 2T), Vanessinha (Pri Back 15′ 2T) e Leticia (Patrícia Sochor 35′ 2T). Técnico: Jonas Urias.
Bragantino
Thalya; Tamires, Gessica (Stella 28′ 2T), Débora, Carol Tavares (Jane 12′ 2T), Brenda Pinheiro (Laura Valverde 12′ 2T), Ana Carla, Catalina (Gaby Santos 41′ 2T), Thayslane, Paulina e Dos Santos (Emelli 28′ 2T). Técnico: Humberto Sijmão.
- Motivo: Volta das quartas de final da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino
- Local: Independência, em Belo Horizonte
- Gols: Leticia 7′ 2T e Gisseli 23′ 2T (Cruzeiro)
- Árbitra: Rejane Caetano da Silva (RJ)
- Auxiliares: Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Fernanda Kruger (MT)
- VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
- Cartões amarelos: Carol Tavares e Brenda Pinheiro (Bragantino)
- Cartão vermelho: –