CRUZEIRO

Cruzeiro conquista vaga inédita na Libertadores Feminina de 2026

Cruzeiro avançou à final do Brasileiro Feminino de forma inédita, o que garantiu vaga na Copa Libertadores de 2026

Compartilhe

Pela primeira vez na história, o Cruzeiro jogará a Copa Libertadores Feminina. As Cabulosas atingiram o principal objetivo da temporada e conquistaram vaga inédita na competição continental neste domingo (31/8), na derrota para o Palmeiras por 2 a 1, no Independência, em Belo Horizonte, pela volta da semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino.

O Cruzeiro até entrou bem na partida, mas se perdeu completamente após sofrer um gol – anulado pela árbitra Rejane Caetano da Silva por impedimento. Apesar de não ter convertido naquele momento, o Palmeiras cresceu na partida e sufocou a Raposa, que mal conseguiu pegar na bola e errou em momentos importantes. A pressão da equipe paulista resultou em gol de Carla aos 47 minutos.

No segundo tempo, cenário semelhante ao anterior. A diferença é que o Cruzeiro encontrou bolas e soube ser efetivo. Aos 20 minutos, Isa Chagas recebeu na entrada da área e escorou para Marília, que finalizou e viu a bola entrar em câmera lenta. Aos 34, Isa Haas ampliou, mas viu o VAR anular por impedimento. Aos 39, Amanda Gutierres recolocou o Palmeiras na frente.

O Cruzeiro avançou pela soma dos placares. Na ida, na Arena Barueri, na cidade homônima, a Raposa havia derrotado o Palmeiras por 3 a 1.

Metas do Cruzeiro

No início da temporada, Jonas Urias, técnico do Cruzeiro, deu um panorama dos planos desportivos do clube: “A ideia é que a gente esteja acima do quinto lugar, que atingimos (em 2024), pelo menos em relação aos pontos. Indo para a segunda fase, que a gente atinja um ponto mais distante… Vamos brigar pela Libertadores”.

O trabalho em conjunto realizado pelo elenco, pela comissão técnica e pela diretoria fez com que todas as metas fossem alcançadas. O Cruzeiro fez campanha quase irretocável e avançou ao mata-mata do Brasileiro na liderança (o que nunca havia ocorrido na história do clube), classificou-se de forma inédita à semifinal quando derrotou o Bragantino e, ao despachar o Palmeiras, garantiu presença na final da competição e na Libertadores do próximo ano.

Copa Libertadores

A Copa Libertadores é disputada no segundo semestre – a de 2025, por exemplo, que tem Corinthians, São Paulo e Ferroviária como representantes brasileiro, está prevista para ocorrer entre 2 e 18 de outubro, na Argentina.

Nas últimas edições, 16 clubes, representando os 10 países da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) disputaram o título. A etapa classificatória é composta por quatro grupos de quatro times (de países diferentes). 

As duas melhores equipes avançam às quartas de final. Começa, então, o mata-mata, disputado sempre em jogo único. Empate no tempo regulamentar leva as partidas para os pênaltis.

Os times brasileiros figuram na principal prateleira da Libertadores. O Corinthians é o maior campeão, com quatro títulos, seguido por São José (três), Santos (dois), Ferroviária (dois), Colo-Colo-CHI (um), Sportivo Limpeño-PAR (um), Atlético Huila-COL (um) e Palmeiras (um).

Compartilhe
Sair da versão mobile