CAMPEONATO BRASILEIRO

Improdutivo, Atlético sofre defensivamente e perde para o Fluminense pelo Brasileiro

Com poucas alternativas ofensivas, Atlético viu Fluminense ser superior no Mineirão e voltou a perder no Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Noite de atuação abaixo da crítica por parte do Atlético de Gabriel Milito. Neste sábado (24/8), o Galo se mostrou improdutivo, sofreu defensivamente e perdeu para o Fluminense, por 2 a 0, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Kevin Serna e Jhon Arias marcaram os gols do Tricolor das Laranjeiras no Mineirão, em Belo Horizonte.

Nada funcionou para o Atlético diante do Fluminense. Com a bola, a equipe alvinegra foi novamente ineficiente e teve poucas alternativas para desestruturar a defesa adversária. Sem ela, pecou nos duelos individuais, cedeu espaços preciosos às costas da defesa e ainda contou com boas intervenções de Everson – que acabaram por evitar um placar mais elástico.

Com o resultado, o Galo se mantém estagnado na oitava posição da tabela de classificação do Brasileirão, com 30 pontos. Já o Fluminense foi aos 24 pontos e, ainda que temporariamente, deixou a zona de rebaixamento – alcançando a 16ª colocação.

Próximos jogos de Atlético e Fluminense

O Atlético vira a chave para as quartas de final da Copa do Brasil. Na quarta-feira (28/8), a partir das 21h30, o Galo medirá forças com o São Paulo no MorumBis, em São Paulo.

O Fluminense só volta a atuar em 1° de setembro (domingo), a partir das 18h30, diante do mesmo São Paulo. O duelo será disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Atlético x Fluminense: o jogo

Mesmo com peças diferentes, o Atlético de Gabriel Milito manteve o sistema tático. Em fase ofensiva, Bruno Fuchs, Battaglia e Lyanco construíam desde trás com suporte de Otávio e Fausto Vera, que compunham dupla de volantes. Pelos lados, Saravia (direita) e Guilherme Arana (esquerda) davam amplitude. Bernard e Vargas caíam por dentro, construindo jogo, enquanto Cadu atuava mais avançado.

Tanto Atlético como Fluminense iniciaram a partida tentando estabelecer o controle da posse de bola, com o Tricolor das Laranjeiras tendo leve vantagem neste sentido nos minutos iniciais. Sem a bola, ambas as equipes pressionavam a saída de jogo adversária, forçando erros em zonas avançadas do campo.

O primeiro tempo era de muita marcação de ambos os lados, com excesso de faltas marcadas por parte do árbitro Flávio Rodrigues de Souza. Até que aos 22 minutos, uma disputa de bola pelo alto, com falha de Bruno Fuchs no meio-campo, deixou Kevin Serna em condições de avançar. O atacante conduziu com liberdade, deixou Battaglia no chão com drible desconcertante e finalizou para as redes na saída de Everson: 1 a 0 para o Fluminense.

Serna comemora gol pelo Fluminense diante do Atlético no Mineirão - (foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)
Serna comemora gol pelo Fluminense diante do Atlético no Mineirão(foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Mais uma vez, chamava atenção a dificuldade do Atlético em produzir por dentro – ainda que o adversário aplicasse forte marcação no setor. A maioria das iniciativas alvinegras ocorriam pelos lados do campo, sem sucesso.

Confortável no Mineirão, era o time de Mano Menezes quem produzia as melhores chances. A equipe carioca se valia especialmente do posicionamento avançado da defesa do Galo para explorar as transições ofensivas nas costas dos zagueiros.

Aos 38 minutos, Vargas chegou a aproveitar cruzamento “na medida” de Arana para cabecear para as redes. A arbitragem, no entanto, assinalou corretamente impedimento do atacante chileno.

No fim das contas, um primeiro tempo pobre do Atlético, que mais uma vez sofreu com o baixo repertório ofensivo e com certa lentidão na circulação da bola. Defensivamente, o time de Milito enfrentou dificuldades com as investidas do Fluminense e, graças a intervenções pontuais de Everson, não sofreu o segundo gol.

Segundo tempo

No intervalo, Milito promoveu as entradas de Alisson e Paulinho nas vagas de Bruno Fuchs e Cadu, respectivamente. Com a primeira alteração, Saravia voltou ao trio da primeira linha de construção na saída de bola, enquanto Alisson passou a ser o jogador aberto pela direita.

Logo aos 5 minutos, Saravia também precisou deixar o campo por dores na coxa direita – Rubens foi o substituto. Com a mudança, Lyanco foi deslocado para o lado direito na primeira linha.

O cenário da partida seguia desafiador para o Atlético. Alisson era frequentemente acionado pela direita e investia principalmente nas jogadas de um contra um.

O Fluminense continuava superior, aproveitando a altura da linha defensiva do Galo para criar oportunidades de ataque. Aos 14 minutos, Arias recebeu nas costas dos zagueiros alvinegros. O colombiano teve calma dentro da área para cortar Battaglia, finalizar com liberdade e ampliar o placar: 2 a 0.

Atlético não vence há quatro jogos no Campeonato Brasileiro - (foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)
Arias comemora gol pelo Fluminense diante do Atlético(foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Em desvantagem, o Atlético se lançou definitivamente ao ataque. A bola até encontrava com maior frequência os homens de dentro – especialmente Bernard e Paulinho -, mas seguiam reduzidas as soluções para penetrar na defesa do Tricolor Carioca.

Aos 24 minutos, Alan Franco e Deyverson foram acionados nas vagas de Otávio e Vargas, em ordem. Travado, o Galo insistia em finalizações infrutíferas de fora da área – a maioria absoluta sem direção.

Mesmo com a posse no campo de ataque na maior parte do segundo tempo, o time de Gabriel Milito não gerou reais perigos à meta defendida por Fábio (18 finalizações, nenhuma em direção ao gol). No balanço final, mais uma atuação ruim da equipe alvinegra, que segue com campanha decepcionante no Campeonato Brasileiro.

ATLÉTICO 0 x 2 FLUMINENSE

Atlético

Everson; Bruno Fuchs (Alisson, no intervalo), Battaglia e Lyanco; Otávio (Alan Franco, aos 24min do 2°T), Fausto Vera, Saravia (Rubens, aos 5min do 2°T), Guilherme Arana e Bernard; Vargas (Deyverson, aos 24min do 2°T) e Cadu (Paulinho, no intervalo)

Técnico: Gabriel Milito

Fluminense

Fábio; Guga, Felipe Melo, Thiago Silva e Thiago Santos; André, Martinelli (Facundo Bernal, aos 28min do 2°T) e Paulo Henrique Ganso (Lima, aos 28min do 2°T); Kevin Serna (Esquerdinha, aos 17min do 2°T), Jhon Arias e Kauã Elias (John Kennedy, aos 37min do 2°T)

Técnico: Mano Menezes

  • Motivo: 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data: 24/8/2024
  • Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
  • Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
  • Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
  • VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
  • Gols: Kevin Serna (Fluminense, aos 22min do 1°T), Jhon Arias (Fluminense, aos 14min do 2°T)
  • Cartões amarelos: Bruno Fuchs, Lyanco, Rubens, Guilherme Arana, Paulinho (Atlético); Paulo Henrique Ganso, Martinelli, Mano Menezes, Fábio (Fluminense)
  • Público: 32.068
  • Renda: R$ 1.467.306,18

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Compartilhe