Embalado pela torcida na Arena MRV, o Atlético se superou e venceu o Corinthians por 2 a 1 neste domingo (28/7). Sem muita inspiração no ataque, o Galo teve de lidar com uma dura marcação, mas controlou bem o jogo e contou com dois pênaltis para sair com os três pontos na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em um jogo equilibrado, prevaleceu a defesa na maior parte do tempo. Ainda assim, o Atlético teve o controle da posse de bola e chegou à vitória com dois gols de Hulk.
O confronto registrou novo recorde de público da Arena MRV desde a inauguração, com 44.048 torcedores presentes. A renda bruta com bilheteria foi a segunda maior: R$ 3.010.301,27.
Com o triunfo, o Atlético sobe para a nona posição da Série A, com 28 pontos. Já o Corinthians está em 15º lugar, com 19 pontos – um a mais do que o Vitória, primeiro time a zona de rebaixamento.
Próximos jogos de Atlético e Corinthians
O Atlético volta as atenções para a Copa do Brasil no meio de semana. O time enfrentará o CRB no Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, na quarta-feira, às 19h, pela ida das oitavas de final.
Também pelo torneio mata-mata, o Corinthians receberá o Grêmio no mesmo dia, às 21h30. A partida será disputada na Neo Química Arena, em São Paulo.
Atlético x Corinthians: o jogo
Paralisações e uma marcação forte do Corinthians: assim foram os primeiros minutos do jogo na Arena MRV. Com mais posse de bola, o Atlético tentava manter o ânimo da torcida, mas tinha dificuldades para encontrar jogadores livres no campo de ataque.
Diante disso, o Galo tentava avançar o posicionamento dos atletas, como os de Fausto Vera e Bruno Fuchs, mas seguia com dificuldades. Além do bom posicionamento defensivo, a equipe paulista mostrou eficiência e teve as primeiras chances de marcar, exigindo até bela defesa de Matheus Mendes.
E precisou de uma bola parada para dar emoção à partida. Hulk cobrou falta, e a bola bateu na mão de Rodrigo Garro dentro da área: pênalti para o Atlético. O camisa 7 finalizou forte, cruzado, e abriu o placar aos 31’: 1 a 0.
O Corinthians, então, tomou as rédeas do jogo pela primeira vez e não demorou muito para buscar o empate. Yuri Alberto, que havia parado em Mendes segundos antes, aproveitou bom cruzamento de Garro e subiu sozinho para marcar de cabeça: 1 a 1 aos 38’.
As equipes praticamente se anularam a partir disso, e o primeiro tempo terminou como começou: travado e com poucas chances para ambos os lados.
Cenário parecido
O Corinthians voltou melhor do intervalo e exigiu três defesas de Mendes. Em rápidas transições, o time comandado por Ramón Díaz conseguia aproveitar os erros de passe do Atlético para chegar com perigo.
A individualidade de Hulk deixava o alvinegro no jogo. Com boas jogadas, o camisa 7 quase balançou a rede em duas oportunidades. A questão técnica, inclusive, vinha sendo um problema para o time, que não contava com boas atuações de outros jogadores de destaque.
Sem criatividade, o Atlético quase chegou ao segundo gol em bola parada: Scarpa cobrou escanteio, Franco cabeceou e Hugo espalmou para o travessão.
E o Galo contou novamente com um pênalti para voltar a frente do placar. Hulk cruzou, Paulinho foi derrubado por André Ramalho, e o árbitro assinalou a falta na grande área. O camisa 7 foi para a bola e fez mais um aos 39’: 2 a 1.
Ramón Díaz fez alterações ofensivas, e o Corinthians se lançou ao ataque. Os donos da casa, por sua vez, conseguiram segurar o ímpeto do rival e saíram com a vitória. Lyanco ainda foi expulso minutos antes do apito final
Atlético 2 x 1 Corinthians
Atlético
Matheus Mendes; Bruno Fuchs (Lyanco, no intervalo), Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio, Fausto Vera (Alan Franco, aos 21 do 2ºT), Gustavo Scarpa (Paulo Vitor, aos 44’ do 2ºT) e Bernard (Eduardo Vargas, aos 32’ do 2ºT); Paulinho (Saravia, aos 44’ do 2ºT)e Hulk
Técnico: Gabriel Milito
Corinthians
Hugo Souza; Fagner (Matheuzinho, aos 42’ do 2ºT), André Ramalho, Félix Torres e Hugo; Raniele (Pedro Raul, aos 42’ do 2ºT), Alex Santana, Ryan (Charles, aos 18’ do 2ºT) e Rodrigo Garro (Igor Coronado, aos 44’ do 2ºT); Romero (Wesley, aos 24’ do 2ºT) e Yuri Alberto
Técnico: Ramón Díaz
Gol: Hulk, aos 31 do 1ºT e aos 39’ do 2ºT; Yuri Alberto, aos 38’ do 1ºT
Cartões amarelos: Fuchs; Hugo Souza, Alex Santana, Igor Coronado e Romero
Cartão vermelho: Lyanco, aos 7′ do 2ºT
Motivo: 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 28/7/2024 (domingo)
Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)
VAR: Wagner Reway (FIFA-ES)