CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro x Atlético: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro

Cruzeiro e Atlético se enfrentam pela 22ª rodada do Brasileiro; No Ataque informa prováveis escalações, desfalques e mais
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

A noite deste sábado (10/8) promete ser mais uma daquelas em que Belo Horizonte “para”. A partir das 21h30, os arquirrivais Cruzeiro e Atlético medem forças no Mineirão, pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o superclássico mineiro: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, declarações de personagens e mais.

O Cruzeiro faz ótima campanha no Brasileirão e ocupa a quinta colocação, com 35 pontos. A Raposa, de toda forma, tenta se restabelecer após derrota diante do Fortaleza (2 a 1) no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, pela 21ª rodada.

O Atlético, por sua vez, faz campanha abaixo das expectativas e ocupa a nona posição, com 28 pontos. Na 21ª rodada, o Galo perdeu para o Criciúma (2 a 1) no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.

O time comandado por Gabriel Milito, de toda maneira, teve resultado positivo no meio da semana. Na última quarta-feira (7/8), o Atlético garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Brasil ao superar o CRB (3 a 0) na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Os “ingredientes” de Cruzeiro x Atlético

O superclássico pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro será o 250° disputado no Mineirão. De acordo com os números registrados pelo próprio Gigante da Pampulha, o Cruzeiro leva vantagem nesse histórico.

Até aqui, foram 90 vitórias da Raposa, 80 do Galo e 79 empates. O Cruzeiro marcou 292 gols na somatória dessas partidas, enquanto o Atlético fez 271.

No último embate entre os arquirrivais no Mineirão, o lado alvinegro comemorou título. Em 7 de abril, o Galo superou a Raposa (3 a 1) e ficou com o pentacampeonato mineiro.

No primeiro turno do Brasileirão, o Atlético também levou a melhor ao vencer o Cruzeiro (3 a 0) na Arena MRV. Com “sede” de revanche, os cruzeirenses haviam comprado mais de 60 mil ingressos para o novo clássico até a tarde da última quinta-feira (8/8).

A expectativa, portanto, é de Mineirão lotado. Ingredientes que “temperam” a maior rivalidade mineira e criam a expectativa por um confronto equilibrado dentro das quatro linhas.

Cruzeiro x Atlético: onde assistir ao vivo

O clássico Cruzeiro x Atlético terá transmissão na TV aberta e também por serviço de assinatura na TV fechada (pay-per-view).

  • Globo
  • Premiere

Cruzeiro x Atlético: prováveis escalações

O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o embate pelo Brasileiro. Saiba quem deve iniciar jogando no Mineirão.

Cruzeiro

O Cruzeiro chega para o clássico com uma única dúvida no time, mas que já se tornou quase uma certeza. Após fazer trabalhos internos na Toca da Raposa 2 no início desta semana, William treinou normalmente nos últimos dois dias e deve ser titular. 

O lateral-direito havia se queixado de dores no joelho esquerdo na derrota para o Fortaleza. Desde então, ele vinha sendo avaliado diariamente pelo departamento médico do clube para saber se teria condições de jogo. 

Por outro lado, a notícia negativa para o técnico Fernando Seabra fica por conta do desfalque de João Marcelo. O zagueiro levou o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão contra o Atlético. O argentino Lucas Villalba será o substituto dele no lado esquerdo da defesa.

  • Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique, Álvaro Barreal e Matheus Pereira; Kaio Jorge e Lautaro Díaz
  • Pendurados do Cruzeiro: William, Kaiki, Lucas Romero, Vitinho, Ramiro, Rafa Silva e Matheus Pereira
  • Desfalques do Cruzeiro: João Marcelo (suspenso) e Gabriel Veron (transição física após lesão na coxa esquerda)
Cruzeiro x Atlético terá duelo entre os técnicos Fernando Seabra e Gabriel Milito na beira do campo - (foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro e Pedro Souza/Atlético)
Cruzeiro x Atlético terá duelo entre os técnicos Fernando Seabra e Gabriel Milito na beira do campo(foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro e Pedro Souza/Atlético)

Atlético

Em relação ao duelo contra o CRB, o Galo conta com o retorno do volante Fausto Vera, que já havia defendido o Corinthians na Copa do Brasil. Já em relação à derrota para o Criciúma, o time mineiro volta a contar com o zagueiro Lyanco, que teve de cumprir suspensão automática na última rodada.

A tendência é que o técnico Gabriel Milito repita a formação que superou o CRB na Arena MRV. A maior dúvida estava relacionada à disponibilidade do lateral-esquerdo Guilherme Arana, que sofreu pancada no joelho esquerdo no confronto pela Copa do Brasil. Ele treinou normalmente na última sexta-feira (9/8) e deve ser titular.

Ainda que com menores possibilidades, outras modificações podem ocorrer na equipe. Battaglia e Vargas, por exemplo, podem ser acionados nas vagas de Bruno Fuchs e Cadu, respectivamente. Isso dependerá, é claro, da análise do adversário por parte de Milito.

  • Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia, Bruno Fuchs (Battaglia) e Junior Alonso; Otávio, Alan Franco, Guilherme Arana (Rubens), Gustavo Scarpa e Bernard; Paulinho e Cadu (Vargas)
  • Pendurados do Atlético: Saravia, Junior Alonso, Igor Rabello, Rômulo, Paulinho e Hulk
  • Desfalque do Atlético: Hulk (lesão na panturrilha direita)

Cruzeiro x Atlético: os personagens

  • Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro: “Sabemos da importância do jogo. É um jogo especial para a nossa equipe e nossa torcida. Precisamos também de uma resposta dentro do Campeonato Brasileiro. Vamos estudar direito o Atlético e entender como funciona a lógica de sua preparação estratégica. Esse trabalho já está sendo feito, temos sempre analistas trabalhando o estudo dos próximos adversários”.
  • Saravia, lateral-direito do Atlético: “Não tem favorito. O clássico é um jogo à parte, um jogo especial. Os dois times têm grandes jogadores. Vai ser um grande jogo. Na tabela, eles estão um pouco acima. Vamos ao estádio deles e tratar de conquistar os três pontos. Temos alguns jogos a menos também, então precisamos de uma vitória para subir na tabela.”

Cruzeiro x Atlético: arbitragem

  • Árbitro: Raphael Claus (SP)
  • Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
  • VAR: Wagner Reway (ES)

Leia mais notícias de Cruzeiro e Atlético em No Ataque!

Compartilhe