O Atlético contou com noite inspirada do atacante Hulk para vencer o Grêmio por 2 a 1 nesta quarta-feira (9/10), na Arena MRV, em jogo atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Além de marcar um gol, o camisa 7 deu assistência para Deyverson balançar a rede.
O Galo não teve uma atuação brilhante. Criou muitas oportunidades no primeiro tempo, mas caiu de rendimento na segunda etapa e se viu acuado diante do time gaúcho.
Ainda assim, não cedeu tantos espaços e fez o ‘dever de casa’ na Arena MRV. Com o resultado, o Atlético ganhou uma posição na Série A e agora ocupa o nono lugar, com 40 pontos.
Já o Grêmio segue em 11º, com 35 pontos.
Próximos jogos de Atlético e Grêmio
O Atlético enfrentará o Fortaleza na quarta-feira (16/10), às 21h45, na Arena Castelão, em Fortaleza-CE, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o Grêmio terá pela frente o clássico com o Internacional. As equipes se enfrentarão no sábado (19/10), às 16h, no Beira Rio, em Porto Alegre, também pela Série A.
Atlético x Grêmio: o jogo
A grande novidade na formação tática do Atlético foi a presença de Paulinho, Hulk e Deyverson, que iniciaram uma partida juntos pela primeira vez. Com isso, os dois primeiros atuavam em lados opostos, um pouco atrás do camisa 9.
A primeira grande chance foi do Grêmio, que exigiu bela defesa de Matheus Mendes com Reinaldo. Apesar disso, foi o Galo que saiu na frente.
Após uma sequência de dribles em Jemerson, Hulk foi derrubado pelo ex-atleticano na grande área: pênalti para os donos da casa. O camisa 7 foi para a bola e finalizou no canto direito do goleiro, com categoria, para marcar: 1 a 0.
Na jogada seguinte, Braithwaite empatou a partida. No entanto, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira foi chamado pelo VAR e anulou o gol por toque de mão do atacante.
Aos 24’, foi a vez de Aravena receber livre na ponta esquerda e finalizar no ângulo para empatar: 1 a 1.
O jogo até esse momento era movimentado, com as equipes alternando a posse de bola. As jogadas em profundidade, com os atletas “atacando o espaço”, eram as principais armas dos mineiros e gaúchos.
O Atlético cedia muito espaço ao Grêmio, principalmente por dentro e em transições. Era lá e cá. Mendes fez nova defesa, e Scarpa acertou a trave. Os times priorizavam o ataque e, consequentemente, sofriam mais na defesa.
Mas o Galo aproveitou melhor as chances. Deyverson recebeu belo passe de Hulk e finalizou com o pé direito para recolocar o alvinegro em vantagem: 2 a 1 aos 38’.
Segundo tempo
O Atlético voltou melhor no segundo tempo e acertou a trave logo aos 5’, com Otávio. A partida ficou paralisada durante alguns minutos por atendimentos médicos e uma longa discussão entre Deyverson e Reinaldo, o que diminuiu o ritmo das equipes.
O Grêmio melhorou. Com posição no meio de campo, chegava com facilidade ao campo de ataque. Percebendo isso, Renato Gaúcho acionou o atacante Diego Costa no lugar do lateral-direito Igor Serrote.
O cenário era praticamente ataque contra defesa. Apesar disso, o Atlético não cedia tantos espaços como no primeiro tempo e tentava explorar os contra-ataques.
Se o primeiro tempo foi movimentado, o segundo foi de poucas chances para ambos os lados. Até mesmo após se lançar à frente, o Tricolor Gaúcho não conseguiu ser efetivo e assustar a meta de Mendes.
Fim de jogo com vitória do Atlético, que respira aliviado no Brasileiro.
Atlético 2 x 1 Grêmio
Atlético
Matheus Mendes; Saravia (Palacios, aos 41′ do 2ºT), Battaglia, Lyanco (Bruno Fuchs, no intervalo) e Rubens; Otávio (Paulo Vitor, aos 41′ do 2ºT), Fausto Vera, Gustavo Scarpa; Paulinho, Hulk (Alan Kardec, aos 45′ do 2ºT) e Deyverson (Mariano, aos 34’ do 2ºT)
Técnico: Gabriel Milito
Grêmio
Marchesín; Igor Serrote (Diego Costa, aos 21’ do 2ºT), Rodrigo Ely, Jemerson (Pavón, aos 32’ do 2ºT) e Reinaldo; Dodi, Pepê (Ronald, aos 41′ do 2ºT), e Edenilson; Cristaldo (Monsalve, aos 32’ do 2ºT), Aravena (Mayk, aos 41′ do 2ºT) e Braithwaite
Técnico: Renato Gaúcho
- Gols: Hulk, aos 10’ do 1ºT, Deyverson, aos 38’ do 1ºT; Aravena, aos 24’ do 1ºT
- Cartões amarelos: Lyanco, Vera, Deyverson, Milito e Hulk; Jemerson, Marchesín e Reinaldo
- Motivo: 6ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 9/10/2024
- Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
- Público: 22.053
- Renda: R$ 960.753,47
- Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Master-SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Leandro Matos Feitosa (AB-SP)
- VAR: Wagner Reway (FIFA-ES)